TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro resiliência

Por:   •  18/7/2017  •  Resenha  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  1.444 Visualizações

Página 1 de 5

                                         Resumo do livro resiliência

Cap.1. O que é resiliência?   É uma abordagem teórica que representa capacidade de superar o distúrbio externo e inalterado.

Aplicado a vida humana e animal, diz respeito a capacidade de pessoas grupos ou comunidades, não só de resistir as adversidades, mas de utilizá-las em seus processos de desenvolvimento pessoal e crescimento social.

Cap. 2. Quais seriam os exemplos de pessoas ou comunidades resilientes?

Moradores de favelas ou cortiços, sem -tetos, são exemplos de comunidades resilientes, as causas são diversas, como: perda de amigos, carência no vestir no morar, da segregação, do desrespeito, desemprego, e de inúmeras doenças. Apesar de tudo, não apenas sobrevivem, mas ainda conseguem se organizar, construir momentos de alegria, e fazer projetos e planos.

Grande parte dos alunos da escola pública brasileira constitui exemplos de pessoas resilientes.

Cap.3 existem pessoas não resilientes?

Todos os organismos são dotados de alguma resiliência.

No caso específico da espécie humana e das organizações os níveis de resiliência podem apresentar de formas diversas, aumentar ou até desaparecer.

A pessoa ou organização resiliente necessita ser ágil apresentar facilidades em acolher a diversidade, contextualizar o conhecimento, e criar solidariedade sabendo dar a volta por cima.

Cap 4 - a resiliência é um valor?

A resiliência é uma capacidade pode ser olhada de forma positiva, como um valor a construir, ou de forma negativa como uma característica a lamentar.

Cap.5- alunos resilienses podem estudar lado a lado com alunos comuns?

Evidente que sim. Não só podem como precisam e devem.

O que é absolutamente inconcebível é que alunos resilientes aprendam com professores que nada sabem da resiliência como currículos organizados por uma classe dominante com a finalidade de manterem o status distante dessa realidade.

Cap. 6 a resiliência constitui uma uniformidade?

A realidade é que temos conforme o bairro entorno e ação dos professores diferentes padrões de resiliência, professores que emergiram de diferentes realidades sociais alguns egressos de classe pobre, e classe média, e outros resilientes vindos de ouros berços.

Como superar esses obstáculos?

Não existe uma resposta pronta, o importante é construir um modelo de educação resliente que possa suplantá-lo, ou seja que surja projetos de uma pedagogia resiliente.

Cap.7- existem professores resilientes?

Existem, ainda que em pequena e crescente quantidade, até aos anos 70 o acesso ao magistério impunham desafios que somente pessoas de classe alta ou média poderiam ter acesso a formação docente. Hoje são duas realidades na geração de educadores que frequentam a sala de aula.

Professores resilientes começam a ocupar as salas de aula, mas prisioneiros de um sistema educacional arcaico que os formou. Desenvolvem estratégias de ensino, esquemas de avaliações e currículos que se opõe a resiliência e não aplicam seu potencial para um processo renovador.  

Cap.8- são muitos os alunos resilientes?

Muito mais do se poderia imaginar. A democratização do ensino e a facilidade de acesso as escolas sofreram mudanças nos últimos dez anos e dessa forma milhões de crianças antes afastadas do estudo puderam chegar a sala de aula. E o perfil socioeconômico do aluno do ensino público de dez anos atrás rapidamente se transfigura, o egresso de uma família estruturada com bases totalmente diferente da convencional, passa a ter a oportunidade de estudar.

O paradoxo é que esse aluno resiliente descobre uma escola pública em estruturas antiquadas, e com professores despreparados para atendê-lo.

Cap.9- é possível construir-se na escola resiliente?

Não apenas é possível como é imperioso que se faça. Uma escola que assumisse pela sua localização geográfica, e pelas características de sua clientela, a necessidade de transformar-se e de reinventar meios para assumir sua real condição acolhendo a resiliência como um centro de estudos e desenvolvimento de excelência.

Cap. 10- existem modelos de resiliência fora da escola que pudessem inspirar essa construção?

A noção de resiliência chega a escola bem depois do termo ter sido aplicado em organizações empresarias.

São consideradas organizações resilientes as que asseguram a integral confiabilidade após superação de distúrbios que podem ser desastres naturais, mudanças econômicas, opressão do capital concorrente etc.

Cap 11- quais os princípios básicos das organizações resilientes?

  1. Crença, 2 culturas, 3 planejamentos, 4 espaços ambiental, o 5° e o mais importante elemento são as pessoas necessitam ser adequadamente selecionadas, aceitarem sua permanente educabilidade, de apresentarem habilidades e competências.

 

Cap 12- existem provas de que a escola pública brasileira não seja uma escola resiliente?

A escola pública não é, nem poderia ser uma organização resiliente nosso sistema educacional não foi desenhado para produzir equidade, não temos uma escola para pobres que funcione, e se mostra extremamente distante de uma cultura resiliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com