TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre Politicas de Qualidade

Por:   •  24/11/2015  •  Seminário  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

        

Graduação em Pedagogia

Seminário

Educação Básica no Brasil: Politicas Publicas Qualidade

Disciplina: Políticas Públicas e Educação

Docente: Artur Oriel

Discentes: Andreia da silva Andrade RA: 0050026729

Cristiane Ferreira Amaral RA: 0050020008

Daniela Giella RA: 0050026738

Dalva da Silva Fonseca RA:0050025916

Fátima Carmonade Souza RA:00500227029

Jhannifer de Oliveira Simião RA:0050026652

Louzivênia Deide Nascimento Santos RA:0050025892

Suzi Oliveira RA: 0050020099

Turma: 8ºE

SÃO PAULO

2015

Introdução

O artigo teve como objetivo geral analisar a questão da qualidade da Educação Básica no Brasil em duas perspectivas, buscando avaliar as políticas educacionais nacionais e seu impacto na melhoria da qualidade da educação básica.

Conforme os artigos foram investigados as opiniões dos professores e as dimensões básica.

Definidos critérios, etapas e procedimentos básicos para o processo de coleta e análise dos dados.

Foram pesquisadas 12 escolas entre estado de Minas Gerais e Goiás. Procurando escolas que refletissem a diversidade dos sistemas educacionais nas regiões investigadas. Tendo como referência escolas (estaduais, municipais e privada) a localização sendo (urbana e rural).

Dentre as escolas selecionadas, duas situam-se na zona rural e quatro na zona urbana. Para coleta de dados juntos aos professores foi realizado entrevista do tipo aberta, sendo no total de 28 professores sendo que 4 ocupavam o cargo de diretor, conforme quadro feito no artigo.

As entrevistas realizadas em 2008, tiveram duração de 30 a 40 minutos usando eixos orientadores.

Os diretores entrevistados, além de os eixos orientadores, tiveram questões sobre as características de organização e funcionamento das escolas.

Sendo obtido autorização de cada diretor das escolas escolhidas. E foram organizados oito itens, conforme critérios que veremos agora:

A educação Básica no Brasil e as dimensões da qualidade

Em 1990 aconteceram grandes reformas, por meio da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394/96. Novas propostas de gestão da educação, financiamento de programas de avaliação educacional, políticas de formações e professores e outras medidas como por exemplo a ampliação da obrigatoriedade da educação básica, composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, e a maior responsabilização do estado pela escola pública, essas medidas foram implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade da educação.

Segundo Oliveira, Dourado e Santos (2007) foram realizados estudos, onde os autores buscaram evidenciar a concepção destes sobre as dimensões definidoras de uma qualidade. O estudo mostrou que a qualidade da educação envolve dimensões extra e intraescolares. As dimensões extraescolares que afetaram os processos educativos e os resultados escolares envolvem dois níveis:1)a dimensão sócio econômica e cultural dos entes envolvidos: a influência do acumulo de capital econômico, social e cultural das famílias e dos estudantes no processo ensino aprendizagem, projetos escolares para enfrentar questões como fome, drogas, violência e outros.2)a dimensão dos direitos dos cidadãos e das obrigações do Estado: faz s referência a ampliação da obrigatoriedade da educação básica, incluindo a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

A dimensão intra-escolar refere-se a importância a sua influência direta nos processos de organização e gestão. Estas dimensões são aplicadas em quatro níveis: 1) Nível do sistema: condições de ofertas de ensino. 2) Nível da escola: gestão e organização do trabalho escolar. 3) Nível do professor: formação, profissionalização e ação pedagógica. 4) Nível do aluno: acesso permanência e desempenho escolar.

De acordo com Oliveira, Dourado e Santos (2007) as dimensões extra e intra-escolares afetariam de forma significativa a aprendizagem dos alunos, conforme os autores, essas medidas seriam de extrema importância para a garantia do sucesso dos estudantes e de uma educação de qualidade para todos.

Educação Básica no Brasil: Índice de Desenvolvimento de Educação Básica no Brasil “IDEB”

De acordo com artigo que fez sua pesquisa em dois gráficos, com (IDEB) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, feito esta pesquisa em uma média de 5000 municípios brasileiros, o desempenho destes alunos foi calculado considerando o desempenho obtido pelos participantes da prova Brasil/Saeb e as taxas de aprovação globais, calculadas com informações do Censo Escolar.

Sendo que os índices apresentados no gráfico 1 pelo ensino fundamental de acordo com artigo foi considerado que as metas projetadas para ano foram atingidas, porem quando confrontada com ensino Federal e Privado este índice ficou quase 2,0 abaixo dos mesmos.

Referente aos índices dos estados pesquisados verificamos que, apesar de Minas Gerais ter obtido índice (4,7) mais alto do que Goiás que teve (4,3) não foram significativas quando comparadas.

Em relação as escolas pesquisadas os maiores índice, foram encontrados em 2007, sendo a rede estadual urbana Utuiutaba a que apresentou maior índice de (5,9), seguida pelas escolas municípios (5,1) e estadual (4,7) de Uberlândia não se tendo resultados da Escola Municipal Rural de Catalão e nem da rede particular. Conforme o artigo relata que fizeram referências a escola situadas somente em duas regiões (Sudeste e Centro Oeste), foi resaltado que no Brasil, também são significativas as diferenças verificadas entre as redes de ensino (Pública e Privada), tendo diferença regionais, especialmente de qualidade de educação nas regiões norte e nordeste, e se tem progresso maior na educação durante os anos na zona urbana.

A qualidade da educação básica na percepção dos professores da rede pública e privada de ensino escolar

A escolha da profissão

Feita analise sobre os motivos que levaram os professores a escolha da profissão para muitos dos professores entrevistados disseram ser falta de opção não foi uma escolha, em 3 entrevistas a primeira professora diz ser vocação, a segunda falta de opção de uma profissão, também influencia familiar, já tenho profissões na família, em resumo entrevistada.

Entrevistada n°12: A minha escolha é por que eu amo dar aulas, me sinto gratificada quando consigo transmitir conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com