TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre conhecimento, livro de Prestes

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

O conhecimento é adquirido com naturalidade no decorrer da vida humana, tem relação com sentimentos e emoções, vindo através de fatos científicos ou de vivências cotidianas.

No conhecimento popular, não existem referências que comprovem os fatos, são baseados nas experiências de um indivíduo, mediante erro ou acertos, não existe uma explicação lógica para que aquilo seja real, acontece que pelo simples fato de alguém ter feito algo, de uma forma deliberada, e tenha obtido sucesso ou não, ou seja, que de uma ação se obteve determinada reação, e isso acaba sendo transmitido de geração para geração, como tradição cultural.

No entanto, devemos levar em consideração, que o conhecimento popular também é base para o conhecimento científico, pois a ciência desenvolveu-se a partir das suposições, e dúvidas que o senso comum desperta.

Afinal, o conhecimento científico está baseado em experimentações que servem para testar a veracidade ou falsidade de determinada teoria, analisando-as, para que assim possa descobrir como surgiram, por que e como resultaram em determinada circunstância. Mas vale ressaltar que não é inquestionável ou definitivo, pois com o passar do tempo, pode ser contestada com o surgimento de novas evidências, e derrubar uma teoria já plantada, que por fim pode acabar sendo alterada ou substituída a partir de novos estudos e experimentos, considerando fatos relevantes, descartando outros e produzindo novos.

Seja através de experiências de caráter ordinário ou científico, o conhecimento busca proporcionar uma melhor compreensão das coisas, considerando a informação como fonte de explicação e discernimento, pois é acessível, vasto e ilimitado.

REFERÊNCIAS

PRESTES, Mª Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 4. ed. São Paulo: Rêspel, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com