TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de matemática

Por:   •  10/5/2015  •  Bibliografia  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10
SIDNÉIA ROSA DE LIMA
INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS: APRENDIZAGENS E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
        
BARRA DO BUGRES
2014

SIDNÉIA ROSA DE LIMA
INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS: APRENDIZAGENS E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS DO
ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Teoria e Método de Pesquisa, sob a orientação do professor Milton Mustifaga.
        
BARRA DO BUGRES
2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 TEMA DE PESQUISA        

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA        

1.3 HIPÓTESE        

1.4 OBJETIVO        

1.5 JUSTIFICATIVA        

1.6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

1.7 METODOLOGIA        

1.8 CRONOGRAMA        

1.9 ORÇAMENTO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

A referente pesquisa tem por objetivo analisar se o trabalho feito através da investigação geométrica pode ser considerado como um método de ensino, viável e instigador para o ensino e aprendizagem das competências e habilidades de geometria no ensino fundamental. O problema de pesquisa trouxe a seguinte inquietação: Em que medida as investigações geométricas apresentadas aos alunos do 8º ano e 9º ano do Ensino fundamental contribuem para alterar o desempenho em geometria desses alunos?. O referencial teórico pautou-se nos estudos de Investigação Matemática desenvolvidos por Ponte, Brocardo, Oliveira, Abrantes, Ferreira, Segurado, Brunheira, Fonseca, Trindade, Cristóvão, entre outros.

Os sujeitos do estudo serão cinco alunos do 8º ano e cinco alunos do 9º ano de uma escola do município de Nova Olímpia – MT. Na aplicação das sequências didáticas para coleta e análise de dados será realizada uma abordagem qualitativa, pois ela proporciona a visualização do processo de investigação utilizado pelos alunos.

1.1 TEMA

Aplicação de duas sequências didáticas de Investigações Geométricas com alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual João Monteiro Sobrinho no município de Nova Olímpia – MT.

1.2 PROBLEMA

Em que medida as investigações geométricas apresentadas aos alunos do 8º ano e 9º ano do Ensino fundamental contribuem para alterar o desempenho em geometria desses alunos?

1.3 HIPÓTESE

Esta proposta pode auxiliar os professores em sala de aula, pois as sequências didáticas de investigações geométricas proporcionam a ampliação da percepção do aluno sobre as figuras geométricas, sendo isto, por meio da visualização e da manipulação do material. Os alunos se tornam protagonistas do processo de aprendizagem e autores de suas próprias ideias, descobertas, evidências, e formulações apresentadas por eles no desenvolvimento das investigações geométricas.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Analisar se o trabalho feito através da investigação geométrica pode ser considerado como um método de ensino, viável e instigador para o ensino e aprendizagem das competências e habilidades de geometria no ensino fundamental.

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Investigar se o trabalho com investigações matemáticas, como é trabalhado no projeto Observatório da educação, seja eficiente para proporcionar aos alunos o envolvimento na aprendizagem;
  • Identificar as ações na participação dos alunos frente às situações de investigações geométricas propostas;
  • Relacionar o desenvolvimento das atividades propostas às etapas de desenvolvimento da investigação matemática.

1.5 JUSTIFICATIVA

Considerando o estudo já existente sobre as Investigações Matemáticas nas quais uns dos temas bastante explorados é o ensino da geometria, e também por ser um dos eixos do PCN, verificamos que os alunos ainda apresentam um desempenho sofrível, apesar de a geometria estar visivelmente presente em qualquer ambiente. Isso foi um dos pontos relevantes para introdução a esta pesquisa, pois as questões apresentadas refletem à necessidade de um método de ensino pertinente, trazendo um ambiente de ensino agradável tanto aos olhos do docente quanto aos olhos do discente.

Além disso, por ter participado como bolsista do projeto Observatório da Educação, o qual tem por objetivo “Diagnosticar as dificuldades em Matemática e Iniciação a Ciências de alunos da Educação Básica das escolas das redes públicas de ensino, bem como coordenar as propostas e intervenções dos participantes por meio de recorrentes apresentações e discussões das mesmas, em diferentes fóruns (locais e gerais), visando ao enfrentamento da problemática encontrada nos locus selecionados para atuação”, obteve-se por meio dos simulados de 2013 resultados negativos voltados ao eixo Espaço e Forma da matriz de referência de matemática do 5º e 9º ano, os quais foram realizados em várias escolas do estado de Mato Grosso que são parceiras do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com