TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro para Leitura e Estudo da Educação na Idade Média

Por:   •  17/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro para leitura e estudo da Educação na Idade Média 2

Capítulo IV: "A escola popular elementar – séculos XIV e XV", do livro "O

aparecimento da escola moderna", de Maria Lúcia Spedo Hilsdorf (2006)

Séculos XIV e XV: a educação profissional nas escolas urbanas

Questão 1: Quais profissionais eram contratados pelos administradores municipais nas primeiras comunas (cidades) italianas do século XIV? Quais diferentes formas de remuneração dos professores nas cidades ricas e pobres?

Médicos, juristas e professores à expensas dos cofres municipais, contemporâneos e até anteriores ao do século apresentado por Lorenzzeti.  O salario da municipalidade cobria os serviços dos mestres e as aulas eram gratuitas: quando não, as famílias também remuneravam o ensino, de acordo com suas posses: se ocorreu similaridade com as condições de contratação dos médicos, eles receberiam dinheiro ou forragem dos ricos, lenha dos remediados e nada dos pobres.

Questão 2: Quais os efeitos da Peste Negra sobre a educação escolar?

Ao recolher dados sobre as consequências, para a educação escolar, a Peste Negra que atingiu a Europa também nos faz ver que as escolas eram bem frequentadas antes da epidemia, e que os mestres ensinavam mediante pagamento: “Mestre Felipe, na cidade de Lucca, em 1348, queixa-se dos pagamentos insatisfatórios para o seu sustento devido a pobreza dos cidadãos e ao numero dos alunos. Outro mestre-escola, Francisco Agezzi de Vercelli, confessa que, após a Peste Negra, mas dispunha de 40 alunos, quando antes dela costumava ter 200.

Questão 3: Por que o chamado “professorado itinerante” é considerado como “protagonista da nova educação escolar urbana”?

Eram protagonistas porque, a partir da Peste Negra com a morte de muitos, os professores começaram a ser despedidos das escolas e portanto, o município começa a promover o ensino, com aulas gratuitas, com vertente erudita ou popular, mas voltado para a preparação pro trabalho, em que pessoas deveriam ter acesso. Logo, o professor tem esse papel base nessa “nova sociedade”.

Questão 4: Qual era o ensino considerado necessário nas cidades? O que ensinavam as escolas das principais cidades italianas nos séculos XIII e XIV?

O ensino mais necessário era, antes, aquele que preparava para o trabalho numa casa comercial, num banco ou num tabelionato, e foi na contratação de professores para estes saberes que se concretizou o bom governo das cidades. Os mestres desse ensino profissional ensinavam a ler e a escrever a língua materna, e a escrita e o cálculo aplicado aos negócios, ou seja, a contabilidade e a correspondência comercial, sem teologia e sem latim.

Questão 5: Quais as principais características dos professores que trabalhavam nessas escolas?

Podemos dizer que eles se apresentam, para nós, como os fascinantes protagonistas da nova educação escolar urbana requerida pela sociedade burguesa que estava se formando na passagem do período medieval para o do inicio dos tempos modernos, fosse na sua vertente erudita e escolástica, fosse na sua vertente mais popular e ligada a vida produtiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com