TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude Humana

Por:   •  19/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  7.583 Palavras (31 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

SAÚDE HUMANA – 80h

UNIDADE 1

O CORPO HUMANO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais são os níveis de organização do corpo humano? Explique e exemplifique.

Para entender o que acontece com o nosso corpo quando é ferido, esta doente ou submetido ao estresse elevado, primeiramente precisamos ter u entendimento básico de como o corpo é organizado e de como suas diferentes partes normalmente funcionam e das varias condições que afetarão o seu funcionamento para poder manter a saúde e a vida.

O corpo humano é composto por vários sistemas que em geral cooperam entre si , para manter a saúde do corpo  com um todo, sendo assim:

As células são unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. Entre os muitos tipos de células existentes, em nosso corpo estão as células musculares , nervosas, e sanguínea, cada um tem uma estrutura diferente e desenvolve uma diferente função. Em seguida vem os tecidos que são formados por grupos de células ,da mesma característica e que funcionam da mesma maneira formando assim o tecido.

     Os quatro tipos básicos de tecidos são: o tecido epitélio, tecido conjuntivo, tecido muscular, e tecido nervoso. Quando as diferenças, tipos de tecidos estai unidos , eles formam o próximo nível de organização que são os órgão, eles são compostos de dois ou mais tecidos diferentes, exemplos de órgão são o coração , o fígado, os pulmões, o celebro e o estomago.

     Em seguida vêm os sistemas, um sistemas é formado por órgãos relacionados e que desempenham uma função comum. O sistema digestório, que funciona na digestão e na absorção de alimentos, é composto pelos seguintes órgãos boca, dentes, glândulas salivares, glândulas parótide, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula biliares e pâncreas.

  O mais alto nível de organização é o nível do organismo.

   

2. Preencha a tabela abaixo com informações do órgão indicado. Para tanto, pesquise em livros ou sites.

Nome do órgão

Sistema do qual faz parte

Importância para o corpo

Rins

Ele faz parte do sistema excretor.

Eliminar substancias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a ureia e creatina; 
Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras; 
Regular o equilíbrio acidobásico, mantendo constante o pH sanguíneo; 
Regular a os molaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo; 
Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos; 
Produção de hormônios: eritropoietina (estimula a produção de hemácias), renina (eleva a pressão arterial), vitamina D (atua no metabolismo ósseo e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo), cininas e prostaglandinas. 
Produção de urina para exercer suas funções excretórias.

Estômago

Ele faz parte do sistema digestório.

Ele possui inúmeras glândulas na sua parede interna. Essas glândulas elaboram o suco gástrico, que contem acido clorídrico e que fica responsável para poder fazer a digestão das partes dos alimentos.

Pulmões

Eles faz parte do sistema respiratório.

Os pulmões são órgãos que tem um aspecto esponjoso, que nele contem inúmeros alvéolos, que estão localizados na caixa torácica, e em pessoas jovens ele tem uma cor rosada e vai se escurecendo com a idade, devido ao acumulo de sujeiras presente no ar. A principal finalidade dos pulmões é fornecer ao nosso sangue oxigênio, que é transportado para as células do corpo. Os demais órgãos respiratórios  têm a função de encaminhar o ar aos pulmões, é nos mesmos que ocorre conversão do sangue venoso (sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono) em sangue arterial (sangue rico em oxigênio).

3. De acordo com seus estudos sobre o “Sistema Digestório” ou outras pesquisas, elabore um resumo, explicando o caminho percorrido pelo alimento ao chegar à boca.

  Quando pensamos no caminho percorrido pelo alimento no corpo , podemos perceber , que para poder ser feita a digestão é necessário que esse alimento passe por vários órgãos de nosso corpo , e é necessário que eles estejam funcionando bem.

  Quando ingerimos um alimento não paramos para pensar por quantos órgão esse alimento vai ter que passar para poder chegar na sua eliminação através das fezes.

  O alimento é levado a boca a qual o alimento e mastigado, triturado e umedecido pela saliva. Ao ser ingerido esse alimento ele passa pela faringe e esôfago, chegando ao estomago.

No estomago o alimento é amassado, misturado e umedecido pelo suco gástrico, continuando seu processo de transformação. A seguir o alimento vai para o intestino delgado, aonde acontecem novas transformações. Os alimentos já foram na sua maior parte transformados em nutrientes. Esses nutrientes passam para a corrente sanguínea, através dos vasos sanguíneos presentes nas paredes intestino delgado. O restante do alimento segue para o intestino grosso, que passa pelo canal do reto e do anus para poder ser eliminado como fezes.

4. Observe a figura e complete-a, indicando o nome de cada parte que forma o sistema respiratório:

[pic 3]

5. Com base nos seus estudos sobre o “Sistema Respiratório” ou em outras informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revistas e internet, elabore um texto, explicando o caminho percorrido pelo ar, desde a entrada até a saída do organismo.

      O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, trocando oxigênio por dióxido de carbono. Os órgãos do sistema respiratório, além de dois pulmões, são: cavidade nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, diafragma e finalmente, os alvéolos pulmonares reunidos em vesículas pulmonares. 
   
Em primeiro lugar o ar passa pelo nariz e que filtra pelo músculo que se encontra na fossa nasal que se chama muco, depois passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos (que são ramificações de brônquios), depois alvéolos (é neste órgão que há a troca de gases como o ar antigo que é o gás carbônico (CO2). 
       A função do sistema respiratório é basicamente garantir as trocas gasosas com o meio (hematose), mas também ajuda a regular a temperatura corpórea, o ph do sangue e liberar água. Os componentes principais são as vias respiratórias (nasofaringe, laringe, traqueia) e os pulmões (brônquios, bronquíolos, alvéolos). As trocas gasosas são feitas através da difusão entre as diferentes concentrações de gases dentro e fora do sangue. A inspiração e expiração são processos passivos do pulmão já que ele não se movimenta, isso fica a cargo do diafragma e da caixa torácica que mudam de forma fazendo o ar penetrar nos pulmões. 
     
O oxigênio aspirado passa pelas vias respiratórias onde é filtrado umedecido e aquecido de onde segue para os pulmões e alvéolos onde ocorre a troca pelo gás carbônico e depois este segue o caminho inverso para fora do corpo.A respiração é um processo automático controlado pelo bulbo (que controla a amplitude e frequência da respiração), o diafragma é controlado pelo nervo frênico. O bulbo possui sensores sensíveis ao ph do sangue, quando falta oxigênio a concentração de ácido carbônico no sangue aumenta (ph diminui, acidose) e quando há excesso o ph aumenta (alcalose), assim ele envia sinais ao sistema respiratório e torna-se um agente regulador do ph sanguíneo. 
       
Vias respiratórias . As cavidade nasais filtram o ar que entra nas vias respiratórias através de pelos e de muco secretado e movimentado através de cílios. A faringe é uma parte comum ao sistema respiratório e digestivo. A laringe é formada por peças de cartilagem unidas por tecido fibroso, nela ficam as cordas vocais e a epiglote, uma válvula que impede a entrada de substancias do sistema digestivo na traqueia. As cordas vocais são duas pregas musculomembranosas que fecham parte do canal da faringe produzindo sons. A laringe é formada essencialmente por cartilagens, que são: a cartilagem tiróide, adiante: a cartilagem crinoide, embaixo; e as duas cartilagens aritenóides, dos lados.
       A traqueia é formada por anéis de cartilagem e recoberta internamente por tecido epitelial ciliado que secreta muco e externamente por tecido cartilaginoso. Se subdivide em dois brônquios ao chegar aos pulmões e estes se subdividem formando os bronquíolos dos pulmões. Os brônquios são ramificações da traqueia que se dirigem para os pulmões, o pulmão direito é maior que o esquerdo e por isso o brônquio da direita é mais volumoso. Dentro dos pulmões eles vão se subdividindo até tomarem proporções microscópicas e serem chamados de bronquíolos. Pulmões São órgãos esponjosos revestidos por uma membrana serosa (pleura), ao final dos bronquíolos há sacos aéreos onde se encontram os alvéolos que são cavidades compostas de uma camada de epiderme e recobrindo muitos vasos capilares onde ocorre a hematose. 
      A pleura recobre tanto os pulmões individualmente (pleura visceral) quanto a caixa torácica (internamente, pleura parietal). São nos capilares do pulmão que o sangue venoso se encontra com o arterial. Os pulmões estão divididos em lóbulos, o direito tem três e o esquerdo tem dois. Ambos os pulmões estão apoiados sobre o diafragma que ao se movimentar, força a entrada do ar pela pressão. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (677.1 Kb)   docx (933.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com