TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semestre Pedagogia unip - AUTONOMIA E TOLERANCIA

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.104 Palavras (9 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

LIVIA FERREIRA COSTA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA:

IDENTIDADE E TOLERÂNCIA

CAMPINAS

2016


LIVIA FERREIRA COSTA

RA 1428745

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA:

AUTONOMIA E TOLERÂNCIA

Projeto apresentado à Universidade Paulista  – UNIP, como requisito parcial da aprovação na disciplina de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, como parte da Licenciatura em  em Pedagogia. 

Campinas

2016


LIVIA FERREIRA COSTA

RA 1428754

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA:

AUTONOMIA E TOLERÂNCIA

Este projeto foi julgado adequado para a obtenção do título de licenciatura e aprovada pelo Curso de Pedagogia, da Universidade Paulista, Centro de Ciências Humanas Aplicadas.

Área de Concentração:

PEDAGOGIA

Campinas, 2016

Orientador

Membro

Membro


TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Declaro, para todos os fins de direito, que assumo total responsabilidade pelo aporte ideológico conferido ao presente trabalho, isentando a Universidade Paulista, a coordenação do Curso de Pedagogia, a Banca Examinadora e o Orientador de toda e qualquer responsabilidade acerca do mesmo.

Campinas, 2016.

Livia Ferreira Costa


RESUMO

Este projeto aborda a importância de uma escola bem preparada para incentivar o desenvolvimento da identidade e da tolerância na educação infantil. Tratei da inclusão mostrando o significado da palavra e trouxe o termo para a educação: escola e educação para a tolerância. A partir dessa compreensão apresento algumas orientações para a introdução dos temas do desenvolvimento da identidade e da educação para o reconhecimento e respeito às diferenças com crianças. São orientações para todos os envolvidos nessa educação: educadores, diretores, funcionários, família e sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: ESCOLA; EDUCAÇÃO, INFANTIL, AUTONOMIA, TOLERÂNCIA; INCLUSÃO.


ABSTRACT

This project addresses the importance of a well-prepared school to encourage the development of identity and tolerance in early childhood education. I tried to include showing the meaning of the word and brought the term to education: school and education for tolerance. From this understanding present some guidelines for the introduction of development issues of identity and education for the recognition and respect for differences with children. They are guidelines for everyone involved in this education: educators, directors, employees, family and society.

KEYWORDS: SCHOOL; EDUCATION, CHILD, AUTONOMY, TOLERANCE; INCLUSION.

SUMÁRIO

Sumário

INTRODUÇÃO        

PÚBLICO ALVO        

OBJETIVOS        

Objetivo geral:        

Objetivos específicos:        

EMBASAMENTO TEÓRICO        

DESENVOLVIMENTO - ESCOLA INCLUSIVA e educação para tolerância        

PERCURSO METODOLÓGICO        

RECURSOS        

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        

AVALIAÇÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        





INTRODUÇÃO

A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e como meio que ela aprende e assim segue na construção de sua identidade. Neste processo de construção, em busca de sua autonomia a criança percorre diversos caminhos. Cabe ao professor, identificando os conhecimentos prévios que o aluno tem sobre si mesmo e os que rodeiam e criando metodologias de apoio, facilitar este processo.

Um dos maiores desafios que pais, professores e profissionais que trabalham com crianças têm é ajudá-las a acreditar nas suas capacidades, tendo confiança em si mesmas.

         O tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando responder a problematizações relacionadas à própria identidade e características, reconhecimento das características dos colegas e respeito às próprias características e às dos colegas, sejam similares ou diferentes das próprias, conduzindo à convivência tolerante e construtiva.

O motivo do foco em autoconsciência, reconhecimento e respeito às particularidades dos colegas é que muitas dessas crianças aprendem a esconder suas dificuldades criando comportamentos como, por exemplo, ficar quieta dentro da sala para não ser notada, mau comportamento entre muitos outros, essas atitudes muitas vezes as isolam socialmente.

PÚBLICO ALVO

Alunos da educação infantil

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Reconhecer a criança como um ser social e histórico, criar meios de aquisição de conhecimento de si mesmo e do mundo que a rodeia, a fim de possibilitar à criança a construção plena de sua identidade e reconhecimento da identidade dos colegas com respeito às particularidades de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com