TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser pedagogo ou professor, estudar sempre.

Por:   •  21/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.603 Palavras (11 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Ana Luiza Gonçalves Sacramento Almeida

Matrícula: 10212080454

                                                               MAGÉ - RJ

2016.1

                 

       

 [pic 3]

Ser pedagogo ou professor, estudar sempre.

Ana Luiza Gonçalves Sacramento Almeida

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/CEDERJ, RIO DE JANEIRO - RJ

RESUMO

Paulo Freire (2002), em Pedagogia da Autonomia, já dizia “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática ativismo”. O foco deste artigo é refletir sobre a importância da formação contínua para a educação e as contribuições do curso de Pedagogia para a prática pedagógica. Pois o educador tem que estar atento aos novos desafios como a tecnologia por exemplo. Mesmo que o recomeço de um novo curso seja difícil, o (a) professor (a) precisa se atualizar sempre. Além disso, o curso de pedagogia on-line ou presencial tem várias etapas que se integram e ajuda o/a professor (a)/ pedagogo(a) por mais experiência que tenha. As experiências de estágio é uma das etapas muito importante, pois só assim poderá associar prática e teoria e aprenderá peculiaridades da rotina do ambiente escolar ou fora do contexto escolar. Como referencial teórico, o trabalho fará menção as ideias de Libâneo, Ricardo Antunes Sá e outros. A metodologia utilizada se constitui de um levantamento da produção da área sobre o tema e foi de natureza qualitativa e de uma pesquisa bibliográfica.  O objetivo desse estudo é a refletir e mostrar como a formação continuada de professores pode e deve incentivar a apropriação dos saberes pelos professores rumo à autonomia e levar a uma prática crítico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência docente. A formação de professores ocupa um lugar central neste debate, que pode estimular o desenvolvimento profissional dos professores. Porém, a formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal. A formação passa pela experimentação, pela inovação, pelo ensaio de novos modos de trabalho pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE

Prática pedagógica, Formação contínua e Educador.

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje a busca pela qualificação profissional está cada vez mais presente na vida dos professores e dos demais profissionais. Assim cursos de extensão, palestras e outros momentos de exposição sobre assuntos relacionados às áreas de interesse tornam-se importante para que ocorra a qualificação.

A experiência como universitária (o) e estagiária (o) de Licenciatura em Pedagogia, na UERJ, à distância, pode-se dizer que está sendo atribulada. Muitas vezes a sensação de solidão no espaço acadêmico é desanimador. Porém, quando se começa a envolver-se com as disciplinas práticas que convidam o aluno (a) a participar tudo muda. A educação on-line permite o aluno/a manipular e refletir, trazendo desafios para docentes e discentes, com um aprendizado através de ações colaborativas, através de fóruns, chats e outros. A experiência de ser aluno (a) e futuro (a) pedagogo (a) está sendo muito proveitosa (o), com experiências que todos os professores de nível médio precisam passar. Aprende-se que o amor pelo próximo é sinônimo de amor pelo imperfeito, já que a diversidade é grande na área educacional.

Ser pedagogo (a) não é ser só professor, é ser muito mais, ele é responsável pelo processo educativo. Este é um dos desafios que o pedagogo precisa enfrentar quando escolhe a tarefa de educar alunos com culturas variadas. Em uma sociedade que está sempre em constantes mudanças, o pedagogo (a) precisa estar preparados para novos desafios.

Segundo Libâneo (2004, p.28)

O mundo assiste hoje as intensas transformações, como internacionalização da economia e as inovações tecnológicas em vários campos de saberes. Essas transformações levam a mudanças no perfil dos diversos profissionais, afetando os sistemas de ensino.

Por isso, o pedagogo (a) precisa estar sempre atento, atualizando-se sempre. Pois, ser pedagogo (a) é olhar atento a tudo, com consciência crítica e reflexiva diante de tantas mudanças na educação sociopolítica brasileira. Sendo assim, há necessidade de constante aperfeiçoamento, e a educação on-line é um ótimo caminho. Muitos professores (as) estão voltando a estudar com incentivos de Ongs e ou da própria escola em que trabalha e também por estagiárias (os) completando os estudos.

1- Ampliação dos conhecimentos

Vários professores (as) estão percebendo que cursar a faculdade os/as preparam para incentivar os alunos com mais capacitação. Com isso, o empenho do professor em aprender mais reflete na qualidade do ensino. A formação continuada é concebida como um processo contínuo e permanente de desenvolvimento profissional do professor, onde a formação inicial e continuada é concebida de forma que incentive a apropriação dos saberes.

De acordo com a pesquisadora Lívia Freitas Fonseca Borges, da Universidade de Brasília, cursar o ensino superior permite aprender mais do que o fazer pedagógico. “Com a ampliação dos conhecimentos os profissionais do magistério conquistam maior segurança e autonomia para desenvolverem as atividades durante as aulas”.

Entretanto muitos alunos (as) de Pedagogia comentam a distância que existe entre a graduação e o cotidiano da profissão. Mas é necessário entender que os estágios são para isso, vivenciar a realidade das escolas ou outro espaço fora do contexto escolar. E assim levar o que se aprende para o cotidiano escolar. Tardif (2003) diz que o saber do pedagogo é um saber diversificado, pois sua prática implica em vários saberes inter-relacionados, direta ou indiretamente. Por isso, o estágio é um dos momentos mais importantes para a formação do profissional. É nesse momento que o profissional tem oportunidade de entrar em contato com a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com