TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DO PROFESSOR PEDAGOGO

Por:   •  28/8/2022  •  Artigo  •  5.736 Palavras (23 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 23

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DO PROFESSOR PEDAGOGO

RESUMO

Este trabalho buscou refletir sobre a necessidade de promover a inclusão a partir da gestão democrática dentro das escolas e o papel o professor pedagogo. A pesquisa bibliográfica propõe uma reflexão sobre a importância de se fazer uma análise sobre a escola frente à formação do professor, sobre a importância de se ter uma escola democrática, onde o sujeito aluno seja visto com alguém com limites, mas com possibilidades frente à sociedade da qual faz parte. Justifica-se pela necessidade em refletir sobre a prática pedagógica frente a proposta de inclusão escolar, o que se constitui  em um dos desafios para os professores e, sobretudo sobre sua importância na vida pessoal de cada sujeito, tendo em vista o grande desafio da escola inclusiva em respostas alternativas que estejam de acordo com os interesses e necessidades dos alunos com deficiência , visando atingir os objetivos que é de uma educação de qualidade para todos. Espera-se que, com os estudos elencados nesta pesquisa se possam compreender como a inclusão está sendo conduzida dentro das escolas e quais as necessidades de superação da mesma.

Palavras-chave:  Inclusão: Educação de Qualidade: Professor Pedagogo

1 INTRODUÇÃO

Estar numa sala de aula nos dias atuais é muito mais que ensinar conteúdos, é, sobretudo estar atento a grande diversidade de alunos e sobretudo dos que mais necessitam de apoio pedagógico, uma vez que segundo Libâneo (1992, p.16), o trabalho docente é parte integrante do processo educativo e a prática educativa é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana e necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades.

        A formação profissional do professor para atuar na sala de aula, deve levar em consideração a sua formação teórico-científica, e a sua formação pedagógica, o que exige também uma boa formação teórico-prática para que ao ir para a sala de aula tenha mais segurança em desempenhar o seu trabalho na função de ensinar e para que ganhe base para também poder pensar a sua prática aprimorando sempre mais a qualidade do mesmo.

Por meio desta pesquisa bibliográfica, feita através de leituras em livros, revistas, internet, artigos, busca-se informações e reflexões sobre o papel da formação do professor que vai além do ensino, pois envolve a capacidade de criar espaços de participação, formação continuada, dotado de conhecimentos e habilidades capaz de refletir e mudar a sua prática pedagógica e sobretudo no papel democrático da escola frente a inclusão e o papel do professor pedagogo frente na educação inclusiva.

A escola  precisa  compreender que o professor precisa ir além sala de aula, atendendo às realidades sociais e sendo capaz de ensinar com conhecimento, interagindo com a diversidade cultural presente dentro da escola e a lidar com os alunos, com os pais, com a equipe pedagógica, equipe diretiva e  principalmente com os alunos com deficiência que  necessitam de atendimento especial ou não e sobretudo saber como lidar com os mesmos promovendo a inclusão, oferecendo condições para que ocorra o desenvolvimento de ações e noções conceituais em favor da realidade.

É importante ressaltar que as Instituições de ensino superior nem sempre  preparam eficientemente o professor nos cursos de graduação no sentido de orientação nos aspectos  teórico-científico, técnico-prático que servem de base para a sua formação integral, portanto, se percebe que é importantíssimo que o professor esteja preparado para atender esses alunos, promovendo a inclusão de forma a não tornar a educação excludente para alguns que passam despercebidos pela escola, sem oportunidades de desenvolver suas potencialidades motora, verbal e mental, para que possa ser inserido na sociedade como cidadão.

Com este entendimento esta pesquisa bibliográfica procura mostrar o que dizem alguns pensadores sobre a formação dos professores, o que as novas exigências educacionais trazem de mudanças para as universidades procurando também fazer um resgate histórico da evolução da educação no Brasil para que possa questionar a eficácia dos processos de formação, buscando dar subsídios em benéfico de uma melhor qualidade de ensino.

Propor uma inclusão de qualidade representa um desafio para o professor, pois ao longo da história, a própria sociedade como um todo, demonstra dificuldades em conviver e aceitar as pessoas que não atendem aos padrões de normalidade exigida pelos padrões sociais vigentes.

Diante dessa situação, a proposta de uma inclusão escolar, constitui-se num desafio para a prática pedagógica dos educadores e por isso este trabalho visa refletir sobre a inclusão escolar, como as escolas se posicionam diante da atual modalidade e realidade, objetivando averiguar por meio da pesquisa bibliográfica de que forma a inclusão está sendo conduzida no espaço escolar e qual é o papel da orientação educacional nesse processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais principalmente na rede regular de ensino.

2 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

        Promover a inclusão escolar na rede regular de ensino é possibilitar o aprimoramento da educação escolar, tendo como objetivo beneficiar e auxiliar a todos os alunos apresentando ou não algum tipo de deficiência. De acordo com alguns autores, incluir significa assegurar a todos os estudantes, sem distinção à igualdade de oportunidades educativas, para que ninguém fique fora do ensino regular. Por isso esta pesquisa trata de uma revisão bibliográfica buscando entender o que dizem os autores como Cardoso (2003), LDB (1996), Montoan (2003) dentre outros que contribuíam para a escrita deste e com a ampliação dos conhecimentos.

3 REVISÃO DE LITERATURA

3. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS DA INCLUSAO ESCOLAR

Nos dias atuais as politicas de inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino tem como possibilidade o aprimoramento da educação escolar, tendo como objetivo beneficiar e auxiliar a todos os alunos.

Compreende-se que incluir significa assegurar a todos os estudantes, sem distinção à igualdade de oportunidades educativas, para que ninguém fique fora do ensino regular. No entanto devem ser consideradas as necessidades de todos os alunos, oferecendo-lhes oportunidades e acesso a educação de qualidade, párea que os mesmos possam usufruir de serviços educativos capazes de prepará-los para a vida futura na sociedade da qual pertencem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (286.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com