TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços social

Por:   •  22/5/2015  •  Artigo  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

ENDES

LAUDAIR NONATO

INTERDISCIPLINARIDADE

Artigo Científico apresentado a Universidade Candido Mendes – UCAM, como título de especialista em Política Públicas, Gestão e Serviços Social

CORONEL FABRICIANO - MG

2014

RESUMO

Este texto trata-se da importância do trabalho interdisciplinar no processo educativo. Construir uma prática interdisciplinar no fazer pedagógico não é uma tarefa tão fácil, exige inicialmente a busca de respostas para a seguinte indagação: “O que é interdisciplinaridade?”. Infelizmente, ainda é possível verificar práticas pedagógicas que permitem a dissociação entre conhecimento e realidade, por isso, se faz necessária uma investigação a fim de efetivar a prática interdisciplinar no trabalho pedagógico, tendo como objetivo uma análise reflexiva sobre o cotidiano escolar, identificando inúmeras dificuldades que resultam de uma prática fragmentada e solitária; estabelecer a necessidade de um enfoque globalizador do ensino; respeitar e valorizar as idéias diferentes das próprias; trabalhar cooperativamente; levar as pessoas a expressar suas idéias. A metodologia aplicada para a realização do trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a fim de colaborar com os professores na construção de um trabalho pedagógico voltado a interdisciplinaridade.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Trabalho Pedagógico, Educação

Introdução

Ao revisar o contexto histórico é possível verificar que ocorreram mudanças significativas na modalidade educativa. A escola acreditava no ensino dirigido pelo professor, sendo o aluno apenas um mero executor de técnicas e de atividades mecânicas, que eram abordados como forma de memorização e fixação dos conhecimentos. Hoje como o passar do tempo e com os novos meios para aprendizagem e com o ser humano sempre querendo descobrir coisas novas a partir do convívio com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sendo isso que lhe garante a sobrevivência e o torna um ser participativo e crítico na sociedade. Para tanto, faz-se necessário uma prática interdisciplinar e não uma falsa impossibilidade de mudança, demonstrado pela omissão e acomodação, tendo como único argumento o discurso do modismo educacional.

Segundo Luck (1994, p. 64),

“a interdisciplinaridade é o processo que envolve a integração e o engajamento de educadores, num trabalho conjunto, de interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade, de modo a superar a fragmentação do ensino, objetivando a formação integral dos alunos, a fim de que possam exercer criticamente a cidadania, mediante uma visão global de mundo e serem capazes de enfrentar os problemas complexos, amplos e globais da realidade atual.

Mas como podemos construir uma visão interdisciplinar na organização do trabalho pedagógico? Ao trabalhar com a questão, é necessário, que se tenha uma visão interdisciplinar que permeie a construção de novos conhecimentos no contexto da escola. Tendo como objetivo incentivar os professores a realizar um trabalho interdisciplinar no contexto escolar, tendo consciência de que essa prática é uma das modalidades responsáveis pelo desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Para tanto, a metodologia aplicada foi pesquisa bibliográfica.

A partir dessa pesquisa, ressalta-se a importância deste trabalho na contribuição para todos que de alguma forma participam do processo educativo.

Desenvolvimento

1. Interdisciplinaridade

Começarei este estudo de suma importância citando palavras chave como:

1) Interdisciplinaridade

2) Ensino por projeto

3) Conhecimento global

Tomando-se por base as pesquisas disponíveis na literatura educacional, verifica-se a ausência de interação entre os profissionais da educação e da escola com a sociedade. Considerando essa perspectiva, o ensino pouco tem contribuído para que os alunos construam conhecimentos globais, já que são instruídos a compreenderem partes de um todo distanciadas umas das outras. De acordo com JAPIASSU (1976): “o sintoma da situação patológica em que se encontra hoje o saber”.

Mas para que este método dê certo é de suma importância a presença do professor, contemplando habilidades, ética, atitudes, valorizando também o cognitivo.

Nas escolas de hoje muito pouco tem avançado. Evidencia-se, no contexto escolar a grande dificuldade de se estabelecer relação entre idéias e realidade, educador e educando, teoria e ação, o que promove a fragmentação do processo pedagógico.

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar e refletir sobre as metas da educação escolar e principalmente analisar a interdisciplinaridade com um possível caminho para superar a tal fragmentação do conhecimento existente, que tem sido bastante gritante por parte de muitos educadores. Gostaria de focar neste estudo uma abordagem bem séria onde são exploradas as concepções de diferentes autores que analisam a realidade escolar e vêem a interdisciplinaridade como uma possível forma de superar os diversos problemas relativos ao processo ensino-aprendizagem. As contribuições teóricas delineiam a problemática apresentada, oferecendo subsídios para uma melhor compreensão do assunto.

Observa-se que a prática interdisciplinar tem demonstrado ser uma importante aliada na formação do homem uno e pleno.

Vejo que uma das grandes dificuldades do assunto é que os educadores não entendem a prática. Outra dificuldade é quanto ao planejamento. Da muito trabalho, mas é compensador quando o educando percebe que todas as disciplinas como conteúdos soltos.

Mas esta prática, embora não seja uma modalidade nova tem chamado bastante a atenção de autores que analisam a realidade escolar, enfoca-se que a prática pedagógica atual, tradicional, disciplinar, favorece a confirmação da fragmentação de conhecimentos.

Dessa forma ressalta-se a necessidade de se introduzir práticas de ensino inovadoras no sentido de reverter esse problema. Nessa perspectiva, salienta-se a prática interdisciplinar como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com