TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simplifique as instruções de leitura efetivas

Artigo: Simplifique as instruções de leitura efetivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

Ultimamente é através da leitura que formamos individuo transformadores capazes de levar conhecimento e transformar o mundo que nos rodeia como afirma Ezequiel Theodoro a leitura pode ser:

1ª leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento e mais essencial ainda a própria vida do ser humano.

2ª A leitura esta intimamente relacionada com o sucesso acadêmico do ser que aprende; e, contrariamente, a invasão escolar.

3ª A leitura é um dos principais instrumentos que permite ao ser humano situar-se com os outros, de discussão e de critica para se poder chegar á práxis.

4ª A facilitação da aprendizagem eficiente da leitura é um dos principais recursos de que o professor dispõe para combater a massificação galopante executada principalmente pela televisão.

5ª A leitura, possibilitando a aquisição de diferentes pontos de vista e alagamento de experiências, parece ser o único meio de desenvolver a originalidade e autenticidade dos seres que aprende.

A escola, como instituição formadora, fica com a responsabilidade do ensino da leitura, não se pode esquecer que vivemos em um mundo rodeado de leituras audiovisuais, no qual livro ainda é o mais importante na nossa sociedade, pois através da leitura favorece o desenvolvimento de alunos, como pessoas sensíveis às problemáticas sociais, sujeitos ativos, capazes de mudar a realidade de uma cultura, que muitas vezes é massacrante principalmente com aquele que é considerado analfabeto.

O papel fundamental da educação é a formação integral dos indivíduos, a leitura, por sua vez, é o que possibilita essa formação, pois, ela é essencial nos diversos ramos da ciência.

Formar cidadão com senso crítico é tornar o aluno individuo capaz de compreender as leituras de vários gêneros, isso fará com que ele compreenda através da leitura a realidade que as rodeia. Para Silva.

Formação deste leitor depende de uma prática plural e intensa de Organizada em torno de textos representativos das diversidades de gêneros que circulam no espaço social em que o aluno está inscrito e é chamar desempenhar-se como cidadão. (2000, p. 34).

Todo professor precisa ter uma preocupação quanto ao desenvolvimento de seu aluno, verificando se este está se tornando um leitor capaz de decodificar e interpretar todos os gêneros de leitura que circula na sociedade, pois nos deparamos num cenário no qual existem alunos no ensino médio, com dificuldade de codificar a leitura de imagem. Todo este problema é causado por um sistema de educação voltado somente para o material didático ou aquela aula que o aluno passa o ano inteiro com o estudo voltado para a teoria no qual não se volta para a realidade do dia-a-dia onde está inserido. Magda Becker Soares define a leitura da seguinte forma: "A leitura é interação verbal entre os indivíduos, e indivíduos socialmente determinados o leitor e seu universos, seu lugar nas estruturas social, suas relações com o mundo e com os outros''.

Anúncios Google

Anúncios Google

Anúncios Google

Anúncios Google

Anúncios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com