TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema consonaltal

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Consonantal.

         Em fonética, consoante é qualquer fonema (unidade minima sonora) caracterizado por alguma obstrução ou constrição em um ou mais pontos do tracto vocal. As consoantes não podem aparecer sozinhas numa sílaba, pois devem estar acompanhadas de pelo menos uma vogal, no entanto, esta característica não é valida para todos os sons classificados como consoantes.

As consoantes podem ser pré vocalicas isso ocorre quando há uma desobstrução da passagem de ar ao ser pronunciada a silaba; a pós vocalica ocorre quando a abertura da boca pela articulação da vogal reduz ou anula a consoante na sílaba; e a intervocalica ocorre quando apresenta uma aticulação enfraquecida na pronuncia da sílaba e surge os alofones nas sílabas não intervocalicas.

Ex: Consoantes intervocalicas:

/p/ /b/ /f/ /v/ /m/ /t/ /d/ /s/ /z/ /n/ /l/ /ſ/ /k/ /g/ /∫/ / Ʒ / /ɲ/ /ʎ/ /r/

Consoantes pré vocálicas:

/p/ /b/ /f/ /v/ /m/ /t/ /d/ /s/ /z/ /n/ /l/ /k/ /g/ /∫/ / Ʒ / /r/

Consoante pós vocálica:

/S/ /N/ /l/ /r/

        A fonologia do português brasileiro varia entre seus dialetos. Este artigo tem como foco as pronúncias, consideradas geralmente como padrão.

        O português brasileiro tem características mistas e tem menos redução de vogais àtonas e também menos cancelamento, à exceção de [i ~ ɪ ~ e] e [u ~ ʊ ~ o] quando em fim de palavra ou entre os fonemas /t/, /d/ e /s/, /z/.

Tabela consonantal.

[pic 1]

A maioria das consoantes no português são simples, devido existir um único traço articulador, as consoantes complexas existem dois traços articuladores e as de contorno que existem dois traços de articuladores em uma única posição.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fonologia_da_l%C3%ADngua_portuguesa (acesso em 14/04/2015).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Consoante (acesso em 14/04/2015).

http://antares.ucpel.tche.br/poslet/dissertacoes/Mestrado/2008/Analise_da_fricativa_sibilante-Javier_Luzardo.pdf

https://books.google.com.br/books?id=TFzWAq-S7I0C&pg=PA207&lpg=PA207&dq=sistema+consonantal+portugues+brasileiro&source=bl&ots=w9MI_QLkmW&sig=nbI0MXoMD2Ovmlf_vnJAafQs1vc&hl=pt-BR&sa=X&ei=qfZUVfTtGJGHNrHhgLAB&ved=0CCwQ6AEwAg#v=onepage&q&f=false

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (318.7 Kb)   docx (885.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com