TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Jequitibás e Eucaliptos

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 2

Bibliografia

ALVES, R. Sobre Jequitibás e Eucaliptos – Amor. In Conversas com Quem Gosta de Ensinar. 15 ed. São Paulo: Cortez, 1986. 87 p. (Coleção Polêmica do Nosso Tempo)

Sobre Jequitibás e Eucaliptos – Amor é apenas um dos capítulos do livro Conversas com Quem Gosta de Ensinar, de 1986, de 87 páginas, do autor Rubem Alves (15 de setembro de 1933)

O primeiro capítulo do livro de Rubem Alves Conversas com Quem Gosta de Ensinar, tem como objetivo de distinguir professores e educadores, fazendo comparações com Jequitibás e Eucaliptos. De acordo com o autor, professores são eucaliptos, ou seja, são absolutamente iguais uns aos outros, e podem ser substituídos de forma rápida, pois sua função é propagar o conteúdo da disciplina. Segundo o autor, os professores são funcionários de um mundo dominado pelo Estado e por empresas cujos interesses são os mesmo do Estado.

Se professores são eucaliptos, por sua vez, educadores podem ser análogos a jequitibás, já que jequitibás são árvores seculares, seres que ninguém viu nascer ou plantar. O educador não só transmite o conteúdo das ciências, ele orienta sobre as condições de cidadãos, ele faz com que os estudantes vejam como são indivíduos únicos, portadores de história.

Todo professor pode ser um educador, se despertar o amor, a vocação (que nasce de um grande amor e da necessidade de mediar à esperança pelo mundo). Educar não é só ensinar, é construir uma escola democrática, aprimorar o educando como pessoa, fortalecer a solidariedade humana, zelar pela aprendizagem e respeitar as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com