TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ste Desafio Trata da Construção Histórica da Psicologia

Por:   •  19/4/2021  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

MODALIDADE A DISTÂNCIA

Nome (aprendente): Gersonita Pereira da Silva

Matrícula:        91401133        Polo: Alagoa Grande

Componente Curricular: Psicologia Educacional

Professor:   Professor Rômulo Lustosa        

        Provavelmente a Psicologia Moderna (Ciência) nasce com o advento da sociedade industrial capitalista. Unanimemente os estudiosos da História da Psicologia estabelecem como marco inicial o Pensamento do alemão Wilhem Wundt em meados do século XIX, que postulou e determinou os Fundamentos Científicos, o objeto de estudo, método e objetivos da Psicologia, possibilitando-a como ciência autônoma situada entre as Ciências da Natura e da Cultura. A experiência imediata dos seres humanos e a unidade psicofísica dos processos elementares da vida mental são a base de sua teoria fundamental.

        O final do século XIX é marcado por inúmeros estudos que oscilavam entre a aceitação ou a contestação do Pensamento de Wundt, a mais conhecida delas foi o Comportamentalismo ou Behaviorismo, que surge com John Watson e se consolida com o psicólogo americano B.F. Skinner que além do comportamento humano que era visto como independente daquilo que o sujeito pensa (Watson), é determinado por um condicionamento operante que relacione a “aprendizagem a um sistema de reforço e punição” (Skinner).

        Nas décadas seguintes do século XX correntes como o Gestaltismo (contrária ao Behaviorismo e ao seu estímulo resposta e o Funcionalismo, baseadas nas Teorias Evolucionistas de Darwin que tinha por objetivo a adaptação do homem à nova ordem social. Esse conhecimento serviu para mascarar a desigualdade social e a distribuição desigual de oportunidades, pois partia da compreensão das diferenças individuais. O fim da Psicologia nesse período era a de selecionar, orientar, adaptar e racionalizar a existência humana em nome da produtividade e da eficácia.

Pode-se destacar três grandes escolas contrárias à essa compreensão funcional da Psicologia: a Psicologia Cognitiva de Jean Piaget importante para o desenvolvimento infantil e educacional, a Psicologia Sócio-histórica de Lev Vygotsky que procura relacionar o individual e o social na compreensão do psiquismo humano; e Sigmund Freud, o criador da Psicanálise e sua Teoria do Inconsciente.

Além dessas diversas correntes, ao longo do século XIX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial (1945), conceito de dinâmica de grupo, grupo operativo, Psicologia Humanista como também o Movimento Institucionalista e depois Análise Institucional, representam uma reação na busca da humanização do processo do desenvolvimento da Psicologia Científica.

No Brasil a Psicologia se apresenta como uma estrutura influenciada na pesquisa experimental e baseada na Psicometria (instrumentalização da Psicologia no sentido da orientação do trabalho e da educação). A preocupação de adequar o indivíduo à ordem social estabelecida e ao mundo do trabalho era a principal meta do Estado Brasileiro nas três primeiras décadas do século XX, quando surge o Movimento chamado Escola Nova, liderados por Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Cecília Meireles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com