TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS IMPOSTOS PELA DITADURA MILITAR NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

Num recorrente

enfraquecimento das forças populares e do processo histórico em que o Capitalismo dominava o poder socioeconômico, o Brasil vive o golpe politico da Ditadura Militar e o Regime Militar é instaurado como “Modelos” e “ Medidas” de controle da sociedade com práticas e atos institucionais como: a censura , a perseguição politica, a repressão e a violência.

No contexto desse regime era proibido qualquer movimento de liberdade e ações democráticas. Tudo era controlado pelas forças regimentais com a utilização da força e da violência; impedindo os cidadãos de qualquer posicionamento crítico diante da realidade brasileira.  

Neste período a psicologia como as demais profissões e ciências, era controlada pela vigilância ideológica do Estado. A atuação do profissional em psicologia era realizada de forma individualizada, obrigando-os a manipular a população, descontextualizando o indivíduo, apoiando o regime em moldes abstratos de seres humanos e sua ação profissional era criar espaços excludentes para adaptar os “desviantes”.

A profissão do Psicólogo no Brasil foi regulamentada em 1962 antes do período militar que se instalou no país de 1964 a 1985. O exercício da psicologia se adequava as necessidades politicas e econômicas do governo ditatorial vigente. A liberdade só poderia ser pensada a nível imaginário, sem romper com as fronteiras da individualidade.

A Psicologia Social teve seus primeiros registros em práticas comunitárias na década de setenta, com trabalhos nas áreas de educação e saúde mental no âmbito da prevenção, sendo aplicado nas Comunidades Eclesiais de Base.

Com o processo de instituição dos Conselhos os movimentos tentavam desmistificar as teorias psicológicas discutindo suas origens, a profissão passou a ser alvo de problematizações. Com o avanço da abertura politica ela passa a se integrar as perspectivas de emancipação social.

Do mesmo modo, a Profissão do Serviço Social na Ditadura Militar era também caracterizada pelo autoritarismo, censura, repressão, perseguição politica, violência, torturas e mortes. Era tida no percurso histórico, como o profissional com ideologias advindas da Igreja Católica (obras de caridade), do Estado (como o assistencialismo) e o empresariado brasileiro (atrelados ao capital e a classe dominante).

O Regime Militar é considerado uma das paginas negras da história do Brasil e gerou uma crise econômica sendo o agravante do problema social onde os brasileiros foram marginalizados, sobrevivendo aos mais bárbaros conflitos, entre eles: o desemprego, a subnutrição e ainda a corrupção. Nesse cenário o espaço de atuação dos Assistentes Sociais se limita na execução das politicas sociais, com expansão dos programas de desenvolvimento das comunidades.

A politica torna-se apenas uma estratégia para diminuir a consequência trágica da exploração dos trabalhadores na grande concentração de renda de alguns, os profissionais do Serviço Social não tinham poder de intervenção.

Toda esta crise onde a sociedade foi calada a força, o Serviço Social rompe com as “ideologias” que visava mascarar as relações sociais entre as classes. Dá-se o inicio da articulação do Movimento de Reconceituação do Serviço Social como explica Marilda Iamamoto. “A Renovação do Serviço Social é uma tentativa de resposta à crise de legitimidade funcional a “saída” consiste na tecnificação da pratica profissional numa perspectiva modernizadora”. O Brasil diferentemente dos demais países da américa latina vivia no cenário politico da Ditadura e os demais na democracia.

O “Congresso da virada” acontece com a perda da legitimidade da ditadura em 1974, havendo a retomada do desenvolvimento e retomada do pensamento crítico no serviço social; outro fator de contribuição é a reforma universitária. J.P.NETTO distingue a constituição de três perspectivas: modernizadoras, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura.

Em face de tudo isso surge seminários que atravessam as formulações da Politica Social, dentre eles o Seminário de Araxá é o “Transformismo” do tradicional sobre novas bases, o seminário de Teresópolis, com o propósito de analisar a questão da metodologia profissional do Serviço Social.

 Surge o Método B.H ( Belo Horizonte)que para NETTO foi uma alternativa global ao tradicionalismo. Contudo, o legado de B.H consiste em ampliar o espaço profissional visando ganhar autonomia profissional para desenvolver uma prática crítica. Desafios de apropriação do debate teórico-metodológico na sistematização da prática profissional em Psicologia e Serviço Social.

O código de Ética do Psicólogo foi regulamentado antes da instauração do regime militar, no ano de 1962. E o Código de Ética do Serviço Social em 1993. Regulamentando o profissional na Lei de nº. 8.662/93 e as Diretrizes Curriculares para formação profissional de Serviço Social da ABEPSS ( 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com