TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE LIVROS INFANTIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FRANCISCO DA SILVA, NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA, MT, SEGUNDO DEPOIMENTO DOS PROFESSORES NO ANO DE 2009

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 9

União das Faculdades de Alta Floresta - UNIFLOR

Trabalho de pesquisa em Literatura infantil

Flávia Dal Pupo Savaris

O USO DE LIVROS INFANTIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRINÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FRANCISCO DA SILVA, NO MUNICIPIO DE ALTA FLORESTA, MT, SEGUNDO DEPOIMENTO DOS PROFESSORES NO ANO DE 2009.

Alta Floresta - MT

2009

União das Faculdades de Alta Floresta - UNIFLOR

Trabalho de pesquisa em Literatura infantil

Flávia Dal Pupo Savaris

O USO DE LIVROS INFANTIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRINÇAS NA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE FRANCISCO DA SILVA, NO MUNICIPIO DE ALTA FLORESTA, MT, SEGUNDO DEPOIMENTO DOS PROFESSORES NO ANO DE 2009.

Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Metodologia cientifica sob orientação do prof. Msc. Ademilso Sampaio de Oliveira.

Alta Floresta - MT

2009

SUMÁRIO

1 TEMA 04

2 TÍTULO 04

3 OBJETIVO GERAL 04

3.1 Objetivos Específicos 05

4 JUSTIFICATIVA 06

5 PROBLEMA 08

6 HIPÓTESES 08

7 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10

7.1 Revisão da Literatura 10

8 METODOLOGIA 11

9 CRONOGRAMA 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

10 – QUESTIONÁRIO...................................................................................................... 14

1 TEMA

Literatura Infantil.

2 TÍTULO

O uso de livros infantis para o desenvolvimento da leitura de crianças na escola municipal Vicente Francisco da Silva, no município de Alta Floresta, MT, segundo depoimento dos professores no ano de 2009.

A escola, como local de instrução formal, deveria fazer com que a criança entre em contato com o mundo irreal, a fantasia, a viagem pelo mundo dos livros. E este contato deveria ser permanente, e não localizado em projetos isolados.

Para que os educandos vejam a escola como um local agradável, alegre e prazeroso, deve-se oferecer a literatura infantil como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Assim, mesmo antes da criança aprender a ler, deve-se incitá-la a ouvir histórias e manusear livros. Além disso, devem-se propor possibilidades de escrita aos alunos, pois assim estaremos formando não só leitores, mas também escritores!

3 OBJETIVO GERAL

Identificar importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças em sala de aula. Bem como, pretende-se atentar para as formas como a literatura infantil vem sendo utilizada nas escolas públicas e particulares, transformando-se de acordo com o currículo corrente e remodelando os processos de alfabetização escolar.

3.1 Objetivos Específicos

a) Averiguar se os professores estão usando a literatura infantil em sala de aula para melhor aprendizagem de seus alunos.

b) Diferenciar com os professores o processo de desenvolvimento com o uso da literatura infantil.

c) Verificar os professores quais as vantagens de ensinar literatura infantil para os alunos.

d) Buscar a opinião dos professores em relação à aprendizagem e o progresso de seus alunos com uso da literatura infantil.

4 JUSTIFICATIVA

O período da infância é a melhor fase para a criança iniciar sua aprendizagem mediante a liberação da palavra. É entre os oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior interesse pela leitura.

É de extrema importância para os pais e educadores discutir o que é leitura, a importância do livro no processo de formação do leitor, bem como, o ensino da literatura infantil como processo para o desenvolvimento do leitor crítico.

Neste caso, a aplicação da literatura infantil no processo de aprendizagem das crianças, contribui para a formação pessoal e social. A literatura desde muito cedo, contribui para a educação e melhor preparação do indivíduo, tanto para a escolha profissional como pessoal.

A literatura infantil como parte integrante do processo de alfabetização é muito importante, e tal importância e uso são crescentes na educação formal brasileira. Isso porque a educação contemporânea prevê que, unindo-se literatura e alfabetização, a criança entraria em contato com o mundo letrado não só ampliando seu vocabulário e proporcionando maior conhecimento da formação de textos, mas também exercitando o poder de sua imaginação.

A professora e autora Maria Helena Martins chama a atenção para um contato sensorial com o objeto livro, que, segundo ela, revela "um prazer singular" na criança. Na leitura, por meio dos sentidos, a criança é atraída pela curiosidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com