TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese do Contexto Educacional

Por:   •  6/8/2018  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Plano AEE

Item 2 – Síntese do Contexto Educacional do(a) estudante/Perfil do(a) estudante.

(Descrever de forma sucinta as principais especificidades do estudante considerando-o como um ser global e em desenvolvimento. Indicar as dificuldades de aprendizagens que necessitam de intervenção pedagógica para favorecer seu pleno desenvolvimento).

O formulário analisado é um plano AEE de um estudante do sexo masculino nascido em 2011 e na época que o estudo de caso foi realizado estava com 6 anos de idade. O relato inicia com o diagnóstico do estudante e informando apenas o CID. Com base no artigo de Carvalho, poderia ter sido apresentada a mais recente classificação para os níveis de gravidade, pois segundo a autora “este modelo classificatório tem vantagem sobre outros, porque implica soluções e respostas práticas às demandas individuais de apoio da pessoa”.

Logo depois informa sobre os atendimentos que o estudante já participou. No caso em questão, ele frequentou o Programa de Educação Precoce e depois foi inserido em Classe Especial de TGD. Este caso específico seguiu o entendimento da autora que considera importante a realização do diagnóstico o mais cedo possível, pois os resultados são mais promissores na medida em que se iniciam mais precocemente.

A síntese continua apresentando as dificuldades, dependências, aceitações, interesses e conhecimentos apresentados pelo estudante. Do relato é possível identificar características de uma pessoa com o transtorno, como “déficits na comunicação e interação social manifestos na reciprocidade socioemocional: dificuldades para estabelecer e compreender conversação e relacionamentos, compartilhar interesses, emoções e afetos, bem como iniciar e manter interações sociais”. (CARVALHO, 2017).

Por fim, o documento informa os profissionais que apoiam o trabalho da professora regente e sobre a família do estudante. De acordo com o artigo, muitos estudiosos incentivam a parceria com os pais na construção de ambientes estruturados, na aceitação entre membros do núcleo familiar, bem como no apoio para as intervenções.

Em resumo, o item apresentou muitos pontos relacionados ao convívio social e dificuldades comunicativas apresentadas pelo estudante e não deu visibilidade às suas capacidades e dificuldades de aprendizagem para que intervenções sejam realizadas de modo a favorecer acesso ao currículo em seus variados componentes e consiga alcançar melhores resultados escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com