TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tranças De Bintou" E "Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem

Trabalho Universitário: Tranças De Bintou" E "Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Essa história é uma grande lição para nós professores, que devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, o porquê pode fazer certas coisas e por que não pode. Desta forma, estamos ensinando com significado, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

A reflexão e as atividades realizadas com a história literária “As Tranças de Bintou” proporcionou um aprofundamento sobre os caminhos metodológicos e orientações didáticas para a elaboração e execução de atividades para a educação infantil. A importância da valorização do aluno, suas vivencias, substituição da fragmentação por reflexões mais globais aumentando assim as possibilidades de compreensão do mundo, ajudando a desenvolver a criatividade e favorecendo a atitude critica e reflexiva.

SINTESE REFLEXIVA

As experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental, utilizando-as como um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa. O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

Atividades de matemática oferecem vias de quantificação, a música fortalece a compreensão científica de várias formas entre elas produzir sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, permite o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, às dramatizações permitem a aplicação de ideias científicas por meio da imaginação, às experiências com alimentos, usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações cientificas permitindo interações (HARLAN e RIVIKIN, 2000 apud ANDRADE, BATTINI e ZÔMPERO, 2009, p.12 e 13).

No texto “As Tranças de Bintou” que valoriza a diversidade cultural, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados sem preconceito. O texto apresenta características interessantes como a dos afrodescendentes, um povo rico em conhecimentos e valores.

A história fala sobre uma das angústias que surgem no processo de crescimento e desenvolvimento. Bintou somente se conformou que ela era criança e usava birotes porque sua avó com muita paciência e amorosidade explicou o motivo pelo qual as crianças deveriam usar birotes, o que proporcionou um significado em sua vida, que consequentemente se sentiu mais valorizada.

São as ilustrações que situam a história na África traduzindo a beleza, as tradições e encantamentos desta cultura. O colorido do ambiente é um aspecto da diversidade africana e os detalhes dos desenhos informam e acrescentam ao conteúdo escrito. Podemos encontrar ao longo da história, aspectos locais como alimentação, o vocabulário, os nomes próprios, o papel da mulher, o respeito às gerações anteriores, reconhecimento da coragem como virtude, questões do dia a dia do povo e os costumes como, por exemplo, a questão do ritual de batismo.

A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, como o fato de que naquele local as meninas não podem usar tranças, enquanto aqui no Brasil, cada vez mais cedo as crianças são influenciadas por tendências da moda e mídia. Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, com relação ao cabelo pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes, trabalhar as diferenças culturais, utilização de pinturas/cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferentes, principalmente em turmas que tenham alunos com necessidades especiais o que requer além de carinho, respeito e dedicação, à compreensão das necessidades específicas buscando atender as necessidades de cada um. Por meio de vivencias concretas facilitando o processo de descoberta e preparando-os para vivencias futuras, buscando desperta-los a curiosidade e interesse, convidando-os a pesquisar e conversar sobre os temas com objetividade, organização e clareza, verificando os conhecimentos prévios, relacionando a história com outros textos possibilitando a criação de diálogos, além do uso de diferentes recursos.

Para SOUZA (2010) “a escola que queremos promover é aquela pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação melhor dentro da sociedade [...]”

A leitura desta história faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa deve-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, desta forma ocorrerá diversas conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem que fará com que a criança associe e retenha os conteúdos com maior facilidade. Portanto, as crianças percebem que há um elo entre conceitos mais abstratos a realidade do seu mundo familiar, constituindo assim um elo significativo de aprendizagem através das diversas formas.

ATIVIDADES

Considerando as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Sociedade e natureza: promover um desfile com a turma, tendo como objetivos, trabalhar a diversidade, debater sobre as diferenças e possibilitar o reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com