TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM AS TRANÇAS DE BINTOU

Trabalho Universitário: UMA ABORDAGEM INTEGRADA DA APRENDIZAGEM AS TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 7

1 APRESENTAÇÃO

Este trabalho está sendo organizado para criança de 04 anos de idade. O objetivo é como podemos utilizar este recurso de contar história na educação dessas crianças, e como ela pode ser significativa no eixo ensino/aprendizagem. Para realizar foi feita uma pesquisa com algumas crianças em uma Instituição Infantil, para saber se elas gostavam de ouvir história, foram unânimes em afirmar que gostavam. A vantagem de contar história é que ela contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois desperta a fantasia, onde várias áreas podem ser trabalhadas na fase em que vivem.

Também foi abordada a importância de conhecer o livro, para que criem o hábito de ler e formar no futuro leitores.

A socialização e o aprendizado dessas crianças com a leitura estão presentes na rotina dessa Instituição, pois é um momento mágico, entre aluno e professor.

Foram usados vários recursos para contar a história, para que posteriormente, podemos alcançar o objetivo proposto.

Livro escolhido: Menina bonita do laço de fita

Autora: Ana Maria Machado –

Ilustrações: Claudius

Editora ática

Menina bonita do laço de fita

“Era uma vez”... uma menina linda, os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos eram enroladinhos e bem negros, a pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra, a mãe da menina gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas. Parecia uma princesa das terras da África, ou uma fada do Reino do Luar. Havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso que achava a menina a pessoa mais linda. - Quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela... Um dia ele foi até a casa da menina e perguntou qual é o teu segredo para ser tão pretinha? A menina não sabia, mas inventou: ­- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina... O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:- A menina não sabia, mas continuava dizer que tinha tomado muito café, dizia que tinha comido muita jabuticaba, mas nada disso deu certo para o coelho. Quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse: - Artes de uma avó preta que ela tinha... Aí o coelho, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos. E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina tinha que procurar uma coelha preta para casar. Assim ele fez casou e tiveram vários coelhos entre eles uma pretinha que era afilhada da menina bonita, e quando a coelha sai e alguém lhe perguntava qual era o segredo de ser tão pretinha ela respondia que era conselhos da mãe da sua madrinha...

A história escolhida é adequada à faixa etária da criança, por ser curta, com personagens marcantes, com ilustrações ativas ao enredo.

A razão da escolha do livro foi por ter uma linguagem didática uma riqueza de detalhes, despertando a imaginação e a criatividade da criança.

Apos contar à história o que se pretende alcançar é que as crianças se apropriem de valores como o respeito a si e aos outros, pois elas estão no período pré-operatório.

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Durante muito tempo os espaços dos centros de educação infantil foram idealizados para promoverem a segurança da criança, além da preocupação com a higienização. Atualmente, o desafio tem sido o de organizar os espaços para que possam contribuir com o trabalho do educador no processo de ensino/aprendizagem. Para que tenhamos uma educação de qualidade é importante que a ter organização, não se esquecendo do desenvolvimento da criança já que ela contribui de forma efetiva numa educação de qualidade, pois, o espaço educa, e devemos considerar a forma como se dispõem os móveis, os brinquedos, o local do banho, local de refeições e o local onde podemos contar história.

A qualidade na educação infantil tem que ter uma gestão de qualidade formação de professores, e interação família- escola.

A relação entre escola e família, os contextos desses dois âmbitos definem o modo de viver das crianças, já que é nesses âmbitos que os discursos e ideias determinarão esse sujeito e sua percepção de mundo.

RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

A história escolhida: A menina bonita do laço de fita foi contada em uma Instituição no horário da tarde para algumas crianças de 04 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com