TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem E O Livro Infantil "As Tranças De Bintou"

Pesquisas Acadêmicas: Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem E O Livro Infantil "As Tranças De Bintou". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo uma síntese reflexiva do texto Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem e o livro infantil “As Tranças de Bintou” que conta a historia de uma menina que queria ter tranças, mas na cultura e tradição, as crianças não podem ter tranças, pois se ouve um tempo que as crianças estavam ficando vaidosas e só ligavam para a beleza, então foi decidido que só poderiam usar tranças depois que ficassem mais velhas, pois teriam tempo de fazer amigos e aprender, enquanto isso elas usariam apenas birotes. Mas Bintou quando ficou sabendo da tradição resmungou um pouco. Mas adiante de sua historia ela se torna heroína, pois salvou dois garotos que estavam no mar e sua canoa estava afundando. Entretanto no final da literatura ela fica feliz e contente, pois sua avó enfeita seus cabelos com fitas coloridas e conchinhas, ela se sente realizada, agora não sente mais preconceito em ter os cabelos que tem, pois, mesmo sendo criança se sentia inferior as outras meninas.

No final dessa apresentação é sugerida uma atividade para cada matéria, Ensino e Alfabetização‖, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Musicas e Ensino da Natureza e Sociedade.

Síntese Reflexiva

Segundo o texto uma abordagem integrada aprendizagem é importante inferimos diversas atividades do currículo educacional.

Quando incentivamos as crianças dês de cedo na aprendizagem elas se tornam, mas produtivas em suas atividades escolares e circular, que elas iram efetuar, mas adiante de sua vida.

Ao apresentamos uma atividade de matemática para a criança não devemos torna lá impossível de ser realizado, pois as atividades de matemática são parte integrante de toda a ciência, uma vez que oferecem vias de quantificação e registro das observações, é papel do professor incentivar o raciocínio lógico e numérico das crianças mostrar, para elas, que é divertido e importante o estudo da matemática.

Mas não só a matemática, mas também outras matérias como artes. Artes não é só desenhar e pintar, tanto para as crianças quanto ao professor de artes que é chamado só para enfeitar a escola em épocas de datas comemorativas.

Na área de artes temos a musica que é fabulosa, ela mexe com os nossos sentimentos, a melodia pode evacuar sensações positivas a cerca dos conceitos as letras podem utilizar idéias reais ou metáforas para intensificar as lembranças o ritmo reforça as idéias da canção a traves de padrões repetitivos.

Temos as obras de artes, que podem ser usadas para incentivar os alunos, a se tornarem críticos em seus conceitos, á também a arte de representar que pode ser trabalhada com aqueles alunos tímidos e inquietos, na área da musica temos a dança que nos proporciona equilíbrio e muito, mas, como cita o texto lido que, foram contatadas, melhoras no raciocínio, e espaço temporal em crianças da pré-escola que podiam cantar regularmente com um treinamento com teclado e canções nos padrões de ritmo e melodia.

Temos também a literatura infantil que também nos amplia o conceito cientifico associando a linguagem e imagem vividas, quando contamos uma historia para a criança, elas ficam gravadas na mente, tudo que acontece ao seu redor é memorizado, é importante encorajar a criança a escrever ou contar sua própria historia como em muitas escolas de educação infantil existe a roda de conversa, até mesmo as crianças de pré-escola gostam de expressar suas historias.

A abordagem de conceito cientifico, de usar a mente para atividades físicas, sensórias e emocionais estimula o estilo de pensamento racional e intuitivo.

Como já foram citadas acima as atividades artísticas que, são utilizadas para estimular as expressões intuitivas e criativas das crianças, enquanto elas expressão o que aprenderam, a um desenvolvimento na inteligência cinestesico-corporal,

A dramatização proporciona comportamentos criativos e atitudes positivas, pesquisas posteriores mostram que dramatizações simples e espontâneas e ciências são aspectos complementares para soluções de problemas ela proporciona para a melhora da inteligência lingüística, espacial, cinestesico-corporal e interpessoal.

Existe uma atividade muito interessante de ser realizado na educação infantil que mexe com o desenvolvimento mental que é a experiências com alimentos que proporciona usar o paladar e o olfato, realizando essa atividade podemos trabalhar com a memorização com a lembrança, teremos com essa atividade, um bom aproveitamento e uma dinâmica e uma aula lúdica em nossas classes.

Ao trabalhar com o que é real com as crianças, nos ajuda muito e elas se orgulham em reconhecer o que aprenderam na sala de aula, como exemplo, as aulas de campo acrescentam relevância e validam a informação cientifica aprendida, na escola, trabalhar com os alunos o que foi mencionado na sala de aula no exterior, pátio da escola ou em um campo aberto com ar puro direciona a curiosidade e a vontade de aprender de se integrar.

Jean Piaget ressalta o seguinte:

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que a eles se propõe.

Reflexão do livro ”As Tranças de Bintou” com o texto “Uma Abordagem Integra da Aprendizagem”

A relação entre o texto e o livro é que os dois têm como objetivo proporcionar a diferença, no livro, Bintou se achava diferente das outras meninas ela não queria ter birotes ela queria ter tranças como as outras, mas no decorrer da historia ela se alegra por ser diferente por ter birotes, pois eles são coloridos e feitos com fitas. Já o texto nos mostra que podemos e devemos proporcionar uma aula diferente que incentive a criatividade a mente a inteligência das crianças, pois muitas escolas trabalham ainda com o método de apenas ensinar por ensinar, mas através do texto uma abordagem integra da aprendizagem podemos ter uma idéia de trabalhar com, mas dinâmica fazer um trabalho diferenciado.

Na historia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com