TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TABALHO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.906 Palavras (20 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 20

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ALINE ANDRADE BUCKER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

[pic 1]

Cuiabá-MT

2017

ALINE ANDRADE BUCKER

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Marcia de Souza Quadros Muller

Tutor de sala: Keila Souza de Paula Santos

Cuiabá-MT

2017



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DA  GESTÃO        9

RELATO DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA NA ESCOLA        15

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................16

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 17

REFERÊNCIAS..........................................................................................................18


INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste no relato de estágio curricular em educação de gestão, o mesmo relatório consiste em auxiliar o educador a ser inovador, ter novas ideias e conseguir o principal ensinar o aluno em seu aprendizado, e tendo a consciência de que devemos sempre querer o melhor em um cenário cada vez mais marcado por mudanças e acompanhado do avanço tecnológico, a educação também é inserida em um novo panorama. Diante disso, o papel dos professores também muda a função desses profissionais não é mais apenas transmitir conteúdos e aplicar avaliações, mas sim ajudar a construir o futuro dos alunos, desenvolvendo novas habilidades, que são costumeiramente mais valorizadas. 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estagio curricular obrigatorio III: Gestão foi realizado no Colégio Renascer, esta localizado na quadra 03, cidade de Cuiabá –MT CEP:78088-600.

A escola atende atualmente 200 crianças entre 2 e 11 anos, no intuito de proporcionar atividades e desenvolvimento, tanto a nível físico, psicológico e cognitivo. Este programa resulta das preocupações sentidas e do conhecimento que temos resultante das observações que fazemos diariamente das crianças da escola e da comunidade local.

O horario letivo deste estabelecimento de ensino da educação infantil ao 5° ano, respeita a legislação em vigor (matutino 7h00 min as 11h 00 e vespertino 13h00min as 17h00min.) o inicio das aulas são indicadas por um toque de campainha.  A escola escolhida para realização do estágio vem se destacando pelas habilidades de integrar os conteúdos das aulas às atividades extracurriculares, possibilitando a construção do conhecimento de forma mais atrativa: jogos pedagógicos, saúde, higiene corporal, leitura e escrita, poesias e cultura, são aplicados para obter a atenção dos alunos para o ensino-aprendizagem

          A estrutura física da escola é composta por 01 secretaria, 01 coordenação pedagógica, 01 direção, 01 sala Aprender a Estar, 06 salas de aula, 01 cozinha, 01 dispensa, 01 banheiros para funcionários, 02 banheiros masculino para as crianças, 02 banheiros feminino para as crianças, 01 sala de apoio pedagógico, 01 sala multifuncional, 01 laboratório de informática, 01 sala de professores, 01 quadra poliesportiva coberta, 02 piscinas infantis Tudo muito bem conservado e cuidado pelos funcionários da escola.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

 A gestão da escola foi muito atenciosa e contribuindo bastante no nosso trabalho de estágio em gestão.

A equipe gestora é composta por uma diretora, uma vice-diretora e uma coordenadora no horário noturno, a diretora formada em Letras e possui pós-graduação em Gestão Escolar e experiência em gestão de 5 anos. A carga horária de trabalho é de 55 horas semanais e quando perguntada se esta carga horária atende a necessidade da escola, a resposta foi positiva.

A coordenadora formada em pedagogia, possui 25 horas de trabalho e a mesma diz que essa carga horária não atende a necessidade da escola, porque ela acaba por trabalhar os dois horários. Atua na educação pelo há oito anos e na escola há dois anos.

Faz parte da rotina pedagógica atuar ativamente no trabalho com os pedagogos, oferecendo orientação e suporte tanto no planejamento das aulas quanto em sua realização. A escola realiza projetos envolvendo aspectos sociais, ambientais e de valores humanos, sendo em sua maioria projetos interdisciplinares, onde os alunos realizam as atividades e apresentações sempre envolvendo arte e cultura local.

Segundo a coordenadora o “Conselho de Classe é realizado a partir de uma discussão coletiva dentro da escola oriunda das reuniões mensais, nas quais são apontadas as dificuldades dos alunos, professores e instituição, a fim de melhorá-la. A coordenadora falou também, que na escola existe o Conselho Escolar representado por: pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e a diretora da instituição. Na reunião do “Conselho Escolar” são expostas as prestações de contas das compras dos recursos financeiros.


DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Durante os dias de observação, pode-se tomar um maior conhecimento das atividades administrativas e pedagógicas, neste tempo, observou-se a organização da escola e seus profissionais. A relação entre os mesmos é, em sua maioria, tranquila e saudável. Seguidamente pode-se notar que alguns graduados ou até graduandos, auxiliam seus colegas em formação em trabalhos e pesquisas, dispondo de seu tempo livre nesta tarefa de amizade e solidariedade.

O professor é “livre” para avaliar, desde que siga algumas normas estabelecidas no regimento escolar. Por trimestre é necessária a utilização de no mínimo dois instrumentos de avaliação, uma avaliação escrita e um trabalho com consulta, exceto em algumas disciplinas como Artes e Educação Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com