TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - A Ludicidade na educação infantil

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  3.959 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

PROJETO INTEGRADOR (FINAL)

ELISANGELA MATOS SANTOS – 2184943539

 

Projeto de Pesquisa, apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação da professora-tutora a distância Tania Mara Cazado Felix

JUAZEIRO DO NORTE / CEARÁ

JUNHO/2017

SUMÁRIO

AGRADECIMENTO..........................................................................................3

TEMA /  JUSTIFICATIVA................................................................................4

PROBLEMA........................................................................................................5

DESENVOLVIMETO..................................................................................6 e  7

CONCLUSÃO......................................................................................................8

CRONOGRAMA.................................................................................................9

BIBLIOGRAFIA...............................................................................................10

AGRADECIMENTO

Em primeiro lugar quero agradecer a Deus que me deu a vida, por meio da qual pude chegar a este momento, quero agradecer pelas as infinitas bênçãos recebidas, pelos amigos  que fiz durante todo o meu percurso de estudo. Ao meu pai Jailson Alves dos Santos meu grande exemplo de vida, meu herói pelos os conselhos e a educação que ele me deu, a minha querida mamãe com quem posso dividir os meus problemas que me apoiara sempre rezando por mim. Ao meu irmão Mateus Matos Santos, pelo seu amor e carinho. As minhas filhas Lara Matos Fernandes e Luna Matos Fernandes que são meus estímulos para sempre buscar ser alguém melhor, e me desculpe pelas vezes que faltou atenção e fui impaciente por causa do meu cansaço. Ao meu esposo Laercio Fernandes Lima, pela ajuda quando necessária, e pelas palavras de incentivo. A minhas amigas Gabriela e Hayana pelo conforto quando pensava em desistir, muito obrigada pela força. Aos professores que passaram pelo curso e contribuíram de forma direta e indireta para o meu aperfeiçoamento pessoal e profissional, me tornando um educador pesquisador.

ELISANGELA MATOS SANTOS

Tema

A ludicidade na educação infantil

Justificativa 

O tema escolhido por mim foi a ludicidade na educação infantil, pois acredito que esta etapa da educação é a mais importante é a base para o ensino fundamental I e II, para o ensino médio e para o ensino superior. A ludicidade torna a educação alegre e prazerosa estimulando a criança a gostar de aprender e obter um melhor desempenho na aprendizagem. Pretendo apresentar que através delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses necessidades e vontades. As brincadeiras dão a oportunidade de as crianças refletirem sobre o mundo e como elas estão inseridas no mundo. É através do lúdico que ela ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o seus pensamentos e seus ideais. Espero que todos os educadores tenham a oportunidade de compreender a importância das atividades lúdicas na educação infantil. Muitos professores encontram dificuldades em compartilhar certos conhecimentos que poderiam ser mais facilmente transmitidos com a prática de atividades divertidas com as crianças. A brincadeira dá à criança a oportunidade de partilhar com seus iguais suas emoções, seus limites e lhe propõe novos desafios. O jogo e a brincadeira poderão desenvolver na criança capacidades importantes para a sua vida social. São muitas as vantagens de se aprender de forma lúdica. As brincadeiras direcionadas proporcionam às crianças um ambiente agradável e interessante, possibilitando assim o aprendizado de várias habilidades úteis a sua vida social e afetiva. Utilizamos o método dialético, visto que a escola está em constante transformação. Minha pesquisa é bibliográfica porque existem vários estudos sobre nosso tema: O Lúdico na Educação Infantil. A ludicidade é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança, pois para ela viver é brincar.

Problema

Após o período de pesquisa e estágios, pude observar que na maioria das escolas em que estive há esta preocupação em estar sempre aliando a aprendizagem ao lúdico, tendo em vista que a maioria das crianças aprende com alegria e participam das aulas com prazer.

Eu encontrei mais resistência por parte dos pais que acham tudo maravilhoso no papel porém quando se coloca em pratica acreditam que as crianças estão perdendo tempo e deveriam estar estudando, é claro que em como todas as situações existem exceções e há famílias que gostem também.

Através do lúdico na educação, conseguiremos uma escola melhor e mais atraente para as crianças. É preciso saber como adentrar ao mundo da criança; no seu sonho, no seu jogo e, a partir daí, jogar com ela. 

         Para VELASCO (1996), o brinquedo é capaz de estimular a criança a desenvolver muitas habilidades na sua formação geral e isso ocorre espontaneamente, sem compromisso e obrigatoriedade.

A brincadeira faz parte da infância de toda criança e quando usada de modo adequado na Educação Infantil produz significado pedagógico, estimula o conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento. É no brincar que as crianças podem utilizar a imaginação e vivenciar situações de formas diversas.


Desenvolvimento

Um dos meus campos de pesquisa foi uma escola do município da cidade em que estudo, a estrutura lá em muito bom, tem um teatro e as crianças sempre assistem pecas teatrais encenadas pelos próprios professores e outros funcionários da escola, eles também tem atividades com jogos, nas aulas de educação física são 95% praticas, eles tem hortinhas que ajudam na alimentação deles na cantina, também tem um parquinho grande com  uma área só com terra pra eles cavarem brincarem etc. o lúdico principalmente no caso deles é um enorme atrativo que os fazem ir a escola, evitando assim que faltem e consequentemente deixem de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (49.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com