TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC PÓS GRADUAÇÃO

Por:   •  12/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.339 Palavras (14 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

UNIÃO BRASILEIRA DE FACULDADES – UNIBF

NOME DO CURSO

BRUNO DA SILVA SOUZA

INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão bibliográfica

JOÃO PESSOA, DEZEMBRO DE 2022

BRUNO DA SILVA SOUZA

INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão bibliográfica

Trabalho de Conclusão do Curso, apresentado

para obtenção de certificado no Curso de Especialização – Latu Sensu em Didática do Ensino da Matemática da União Brasileira de Faculdades, UNIBF.

JOÃO PESSOA, DEZEMBRO DE 2022

RESUMO

Na educação inclusiva, os profissionais da educação precisam estar preparados para atender os alunos com dificuldades e/ou transtornos, como por exemplo as crianças com autismo. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo geral verificar na literatura os desafios enfrentados por professores na educação infantil na inclusão do aluno com autismo. E como objetivos específicos: identificar os principais desafios encontrados pelos professores no processo educativo de estudantes com autismo em situação de inclusão e analisar as possibilidades existentes para o desenvolvimento destes alunos. A pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, classificando-se como exploratória e descritiva. Através dessa revisão bibliográfica identifica-se que a educação infantil se torna significante na vida da criança e em especial para aquelas que possuem necessidades educativas, que inclui o autismo, onde a educação infantil é o pilar para que a toda criança desenvolva seus aspectos físicos, psicológicos, sociais e intelectuais dentro e fora do ambiente escolar. Sendo assim, considera-se que o educador deve sempre buscar novos conhecimentos para enriquecer o aluno e seu próprio desenvolvimento, adaptando a realidade e com isso potencializar as suas habilidades.

Palavras-chaves: Autismo. Inclusão. Educação Infantil.

1. INTRODUÇÃO

Na era da inclusão, a sociedade, assim como os profissionais da área da educação necessitam estar preparados para incluir crianças, adolescentes e demais pessoas com dificuldades e/ou transtornos, como por exemplo as crianças com autismo. Estes devem ser tratados como seres humanos que possuem o direito de viver numa sociedade livre. Contudo, o professor que se depara com tal demanda, tem a obrigação de educá-la, em um ambiente onde já esteja estabelecida uma metodologia de ensino específica, criada para um padrão de aluno. Educar uma criança diagnosticada com autismo tem sido um grande desafio para todos os profissionais da educação, a falta de conhecimento sobre a síndrome faz com que surgem muitas dúvidas sobre qual a melhor forma de promover a educação para essas crianças e como poderá ser feito as devidas intervenções no seu processo educativo.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Esses sintomas configuram o núcleo do transtorno, mas a gravidade de sua apresentação é variável, podendo variar do leve ao mais severo, comprometendo o desenvolvimento normal e se manifestando antes da idade de 03 anos afetando nos indivíduos a interação social a comunicação e o comportamento.

Dessa forma, parte-se da seguinte pergunta problema: Quais os desafios enfrentados por professores na educação infantil na inclusão do aluno com autismo?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96 Art. 5º o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão ter acesso. E a criança autista é também um sujeito histórico e de direitos devem ter ao acesso à educação como qualquer outro cidadão. Diante de todos os desafios é necessária a busca de conhecimento sobre o espectro do autismo, informações que possibilitem a escolarização do aluno com autismo e que lhes sejam ofertadas oportunidades para que o processo de ensino aprendizagem ocorra de forma eficiente.        

O presente artigo tem como objetivo geral verificar na literatura os desafios enfrentados por professores na educação infantil na inclusão do aluno com autismo. E como objetivos específicos: identificar os principais desafios encontrados pelos professores no processo educativos de estudantes com autismo em situação de inclusão e analisar as possibilidades existentes para o desenvolvimento destes alunos.

A justificativa desse estudo se faz necessário entender pelo fato da inclusão escolar de alunos autista ser um problema desafiador para o sistema educacional, gestores e professores, que deve ser trabalhado com ações governamentais que priorizem a educação, contribuindo para que as escolas desenvolvam projetos e atividades visando a inclusão dos alunos portadores de autismo na educação infantil, abrindo novas perspectivas para estudos mais avançados sobre a inclusão desses alunos a educação, que contribuam de forma efetiva para tomada de decisões nas políticas educacionais, e de um novo modelo de educação inclusiva nas escolas.        

2. DESENVOLVIMENTO: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

        O autismo originou-se da palavra grega (autos), que significa por si mesmo. Este é um termo usado em psiquiatria para denominar o comportamento individualista de uma criança. O termo autismo foi usado pela primeira vez pelo pesquisador Bleuler em 1911, o que significa perda de contato com a realidade (PAULA, PEIXOTO, 2019). Para os mesmos autores, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), já foi conhecido na literatura como transtorno autístico, autismo da infância, autismo infantil e autismo infantil precoce, apesar da concepção do termo ser efetivada no ano de 1911, os primeiros estudos sobre autismo, somente foram realizados no ano de 1943 pelo psiquiatra Leo Kanner. O mesmo apresentou, por meio de pesquisa, indícios de que várias crianças apresentavam características individualizadas, quando comparadas às outras síndromes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com