TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENDÊNCIAS FUTURAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  3/7/2018  •  Resenha  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

TENDÊNCIAS FUTURAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

INTRODUÇÃO

        O termo inclusão nos traz o significado puro e simples de inserir, de introduzir algo. Educação inclusiva significa assegurar que todos os estudantes, independente de sua origem sociocultural ou evolução psicobiológica, tenham direito a educação de qualidade, bem como apoios complementares, a fim de serem preparados para uma vida futura independente e produtiva, como cidadãos.

        Isso é uma questão de direitos humanos já tratados em várias conferências mundiais, como a Convenção de Direitos da Criança de New York (1989); a Conferência Mundial de Educação para Todos de Jomtiem (1990); a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais de Salamanca (1994); e o Foro Consultivo Internacional para a Educação para Todos de Dakar (2000).

        No mundo existem sistemas educativos diferentes, com tradições sociais e culturais diferentes, bem como diversas definições de Necessidades Educativas Especiais (NEE). E também há diversos tipos de Integração:

  • Integração como colocação – Lugar onde se educam estudantes com NEE deixa de ser separado, colocando-os em escolas e classes regulares, com mesmos direitos dos colegas. Assim, os estudantes com NEE têm os mesmos direitos de acesso que os demais alunos, sem a segregação educacional, que limita as oportunidades de interação. Essa igualdade promoverá não só a inclusão mas também a interação entre todos.

  • Interação como educação para Todos – os sistemas educativos devem se modificar para atender as diferentes características, interesses, capacidades e necessidades de todos os estudantes; sejam eles crianças e jovens portadores de deficiência, sobredotados, desfavorecidos, etc. Isto dará oportunidades iguais para todos os estudantes.

  • Integração como Participação – é importante a participação efetiva dos estudantes com NEE no processo de integração, não ocorrendo apenas a transferência da escola especial para a regular. Já que todos são integrantes da comunidade escolar, todos tem algo a contribuir. Eles não estarão só dentro da escola, mas integrados em toda a escola, promovendo um processo de reconstrução e renovação das práticas educacionais e pedagógica nessa escola.

        Com base nessa renovação e reconstrução, a escola se transformará em uma comunidade aberta, onde todos os estudantes serão valorizados, o que acabará desenvolvendo valores inclusivos em todo o pessoal da escola: professores, estudantes, gestores, pais, etc.

  • Integração como inclusão social – defende a integração de pessoas que vivem em situação de pobreza e desfavorecimento socioeconômico ou sociocultural. A igualdade de oportunidades é a inclusão social e a desigualdade é a exclusão.

        A educação acaba assumindo uma função econômica e não apenas social ou cultural, já que ela garantirá aos indivíduos: condições e conhecimentos técnicos, atitudes de confiança e interação que permitirão sua total integração futura com a sociedade.

        Estatísticas comprovam que dois terços dos delinquentes e marginais adolescentes foram excluídos da escola. Sem educação, a maioria destes jovens se tornará adultos improdutivos, num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

        O futuro da escola inclusiva é eliminar o espaço que separa as crianças e jovens com NEE, que estão em risco ou em minorias étnicas, dos seus iguais. Assim a escola inclusiva deixará de cuidar apenas de crianças portadoras de deficiências e passará a integrar todos os alunos como iguais na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com