TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE VYGOTSKY E DE PIAGET RELACIONADAS AO FILME MENTES QUE BRILHAM

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I

ROSELI RAMOS

FLAVIA LARISSA ABREU LOPES

TEORIA DE VYGOTSKY E DE PIAGET RELACIONADAS AO FILME MENTES QUE BRILHAM

SÃO LUIS

2017

FLAVIA LARISSA ABREU LOPES

TEORIA DE VYGOTSKY E DE PIAGET RELACIONADAS AO FILME MENTES QUE BRILHAM

Trabalho realizado para obtenção da nota do 3º bimestre

SÃO LUIS

2017

RESUMO DO FILME MENTES QUE BRILHAM        

Fred Tate parece um garoto normal, mas na verdade é um pequeno génio. Domina a matemática, toca piano de forma admirável e é um poeta inspirado. Vive com a sua mãe Dede, uma jovem empregada de mesa solteira, e não se adapta, naturalmente, à escola tradicional ou aos outros garotos da sua idade. Um dia a psicóloga Jane Grierson, que também foi uma criança-prodígio, interessa-se por Fred, a quem faz testes e leva a uma emissão televisiva de sobredotados. Depois inscreve-o num curso de Verão numa universidade, onde Fred vai descobrir que é muito difícil ter uma relação normal com os adultos, enquanto Dede sente grandemente a falta do filho. Por fim, Dede consegue impor a sua visão da situação e convencer Jane de que Fred, apesar de tudo, necessita de ter tempo para viver como um garoto.

TEORIAS DE PIAGET E VYGOTSKY RELACIONADAS AO FILME “MENTES QUE BRILHAM”

Podemos ver a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget quando Fred passa a ser estimulado e desafiado, através dos jogos da mente e da faculdade.

E podemos ver Vygotsky, quando ele começa a interagir com outras pessoas e meios, trocando experiências e ideias.

E podemos ver ambos quando dizem que as influencias e estímulos devem corresponder a maturidade da criança. O desenvolvimento cognitivo e emocional deve ser trabalhado juntos. Por mais que Fred pudesse ter um Q.I. super desenvolvido, para acompanhar a faculdade, seu desenvolvimento emocional não estava apto. Como podemos ver no filme, ele só conseguiu se sentir feliz quando junta tanto os estímulos de um ensino avançado com a convivência com pessoas da sua idade.

Como afirma Mantovani de Assis (2002, p.37):

(...) o ser humano é uma totalidade não sendo possível separar o aspecto físico do sócio-emocional e do cognitivo. Portanto, a ênfase num desses aspectos do desenvolvimento pode comprometer os outros. A educação infantil não pode se contentar apenas em preparar a criança para enfrentar outra fase de sua vida, O verdadeiro sentido da educação infantil deve ser o de contribuir para o desenvolvimento da criança a fim de que esta realize todas as suas possibilidades humanas características do período de desenvolvimento em que se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com