TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de Piaget e Vygotsky

Por:   •  24/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Analise comparativa das teorias de Piaget e Vygotsky

Na teoria piagetiana se dá espaço ao âmbito biológico, Piaget por aceitar fatores internos sobrepõe-se externos, para ele o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. Já Vygotsky não aceita uma visão única, universal, do desenvolvimento humano. Ao evidenciar-se ao âmbito social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará.

Quanto à construção do real, Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados pela criança, de acordo com o grau de desenvolvimento que está. Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social. Para ele a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou com crianças mais experientes.

Na aprendizagem Piaget acredita que seja sujeita ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele, minimizando o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, demanda que o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que é apenas uma das formas de expressão. A formação do pensamento depende basicamente da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem, só podendo ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objetivo ao acontecimento ausente na comunicação de conceitos. Já para Vygotsky pensamento e linguagem processos interdependentes, desde o início da vida. A linguagem quando adquirida pela criança, modifica suas funções mentais superiores, ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilitando o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.

Ao que se entende em relação as duas teorias, Vygotsky discorda de Piaget na construção do real, ao que se refere a aprendizagem e nos pensamentos e desenvolvimento da linguagem da criança, trazendo seus próprios pensamentos e ideias, somando assim para o maior entendimento do desenvolvimento da ideia e na construção do pensamento da criança.

Por: José Milton Chaves

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com