TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO A PARTIR DAS TEORIAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

Por:   •  3/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.902 Palavras (8 Páginas)  •  2.827 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE INTEGRADA AVM

CURSO DE PSICOMOTRICIDADE EM NÍVEL DE PÓS GRADUAÇÃO PRESENCIAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO MÓDULO: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO A PARTIR DAS TEORIAS DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PROFESSORA: SIMONE FERREIRA

ALUNOS:

LETICIA MONTEIRO MANARTE – K233376

MÁRCIO FLORENTINO RODRIGUES – K233348

SUELLEN NUNES DA CONCEÇÃO SOARES – K233150

PALOMA PEREIRA BARROS – K233828

UNIDADE CENTRO

RIO DE JANEIRO

SETEMBRO/2015


Resumo

     Para usar a psicomotricidade no aprendizado de uma criança, é importante
compreender o seu desenvolvimento. E para esta compreensão não se pode
negligenciar as teorias do desenvolvimento segundo Piaget, Vygotsky e
Wallon, tão estudadas e discutidas durante tanto tempo. O presente estudo discute e aponta os principais pontos de referência que os três teóricos abordaram a respeito do desenvolvimento humano.

Introdução

     O desenvolvimento é o processo de evolução, crescimento e mudança de uma pessoa. É a condição de evolução que implica num crescimento ou passo para etapas ou estágios superiores.

     Quando se fala em desenvolvimento humano, se busca maiores níveis de amadurecimento e cognitivos. No decorrer das etapas e fases o ser humano vai adquirindo um importante número de condutas, valores e formas de pensar que tem a ver com a vida em sociedade com o compartilhar com o resto dos indivíduos diferentes tipos de situação.

     É a partir da definição de desenvolvimento que se pode relacionar as ideias dos três grandes teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon, debatendo assim, seus princípios e pontos de vista.

     A contribuição da teoria do desenvolvimento segundo estes três teóricos,
permeiam por alguns pontos em comum, mas nem os pontos diferentes chegam a
ser contraditórios, vemos, por exemplo, que todos propõem uma série de
estágios do desenvolvimento, mas diferente de Piaget, Wallon não se limita
ao aspecto cognitivo além de ser bem mais flexível na análise dos estágios
e para Wallon o ser humano é organicamente social, isto é, sua estrutura
orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar. Ele seguramente
endossaria e aproveitaria a expressão vygotskiana de "extra cortical" para
significar aquela parte do cérebro humano que está fora do cérebro, isto
é, o conhecimento (Dantas, 1992, p.36).

Desenvolvimento

     A teoria do desenvolvimento para Piaget é baseada na construção do conhecimento, ou seja, a criança transforma aquilo que aprende de acordo com sua capacidade interna e nata, tornando-se transformadora da aprendizagem, criadora, se essa capacidade de aprendizagem e oportunidade lhe for oferecida. Ele preocupou-se em como o conhecimento é construído, acreditando que a interação entre individuo e meio era constituída através de dois processos: organização das experiências e adaptação ao meio.

     Assim como Vygotsky e Wallon, Piaget também relaciona o individuo com o mundo, mas os três acreditam em conceitos diferentes. Para Piaget a relação do individuo com o mundo se dá através da adaptação, que possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Piaget define assimilação como o ato de reconhecer alguma coisa como diferente do que já é conhecido, e acomodação como o conhecimento aprendido, incorporado.

     A intervenção de alguém mais experiente é fundamental para a aprendizagem e toda sequência acontecida é definida pelo pensador como equilibração, onde ocorrem os processos de equilíbrio e desequilíbrio mental.

     O papel do professor nesta perspectiva é desequilibrar os esquemas mentais do aluno, oferecendo desafios compatíveis àquilo que conhece.

     Além dessa sequência de processos, Piaget também organizou os chamados estágios de desenvolvimento, que determinam o nível maturacional da criança e suas apropriações com o tempo.  

     Segundo Santos (2000), para Piaget, o desenvolvimento mental dá-se espontaneamente a partir de suas potencialidades e de sua interação com o meio. O processo de desenvolvimento mental é lento, ocorrendo por meio de graduações sucessivas através de estágios: período de inteligência sensório-motor, período de inteligência pré-operatória, período de inteligência operatório-concreto e período de inteligência operatório-formal.

     Segundo Sayegh (2006), a criança vai usando o sistema pela sua própria estrutura mental, que Piaget destaca a lógica, a moral, a linguagem e a compreensão de regras sociais que não são inatas, que não são impostas de dentro para fora e sim construídas pelo sujeito ao longo do desenvolvimento, através de estágios diferentes um do outro.

     A relação com o mundo que Vygotsky destaca é através do processo de socialização, ou seja, os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual. Sua teria é de transmissão do conhecimento da cultura para criança, os indivíduos interagem com agentes sociais mais lecionados, como professores e colegas. As crianças constroem e internalizam o conhecimento que esses seres instruídos possuem.

     Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que se estabelecem as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Nas interações cotidianas, a mediação com o adulto acontece espontaneamente no processo de utilização da linguagem, no contexto das situações imediatas. (SANTOS, 2000, p.4)

     O conceito de mediação simbólica trata do conceito de intermediação, da relação homem-mundo, que acontece de duas formas: - instrumentos, que são objetos, ferramentas criadas pela necessidade de intervenção do homem no mundo, possibilitando ação; - signos/símbolos, que são representações, dando sentido/significado objetivo e abstrações elaboradas, internalizadas, capazes de auxiliar e/ou facilitar uma função psicológica (atenção voluntaria, memória lógica, formação de conceitos, etc).

     Vygotsky determina a fala como importante componente para o desenvolvimento, dizendo que o pensamento nasce através das palavras. É apenas pela relação da criança com a fala do outro em situações de interlocução, que a criança se apropria das palavras, que no inicio são sempre palavras do outro.

     A aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem, incluindo aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com