TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEXTO SOBRE A REALIDADE DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

POLO: SANTANA DO LIVRAMENTO

ACADÊMICO: DAVI DORNELL

TEXTO SOBRE A REALIDADE DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO

Neste texto procura-se observar brevemente a realidade da concretização do direito assegurado por lei ao acesso à educação das pessoas com deficiência no município de Santana do Livramento. Para a Secretaria da educação (2018) “[...] a inclusão é um processo dinâmico, contínuo e gradativo, buscando assegurar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado”. 

Na perspectiva da inclusão educacional e social, a Educação Especial é parte integrante da proposta pedagógica da escola, conforme disposto na Resolução CNE/CEB nº 4 /2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. (SECRETARIA DA EDUCAÇÃO, 2018)

Segundo dados do IBGE relativos ao ano de 2017, a população estimada de Santana do Livramento e de 82.312 pessoas, destas 17.411 são pessoas com pelo menos uma deficiência. Pelo Censo Escolar/INEP deste mesmo ano o numero total de Escolas de Educação Básica do município é de 85, destas apenas 34% (29 escolas) possuem dependências e sanitários acessíveis às pessoas com deficiência. De acordo com a responsável pelo Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais da SME (Secretaria Municipal de Educação), a Educadora Especial Liliane Morcinek, que conforme o censo escolar de 2017, o NAPE atende 485 estudantes que estão matriculados tanto em Escolinhas Municipais de Educação Infantil, quanto em Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Morcinek ressalta que a maioria das Escolas Municipais possui sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), priorizando o Profissional habilitado com graduação em Educação Especial. A Diretora da APAE do Município de Santana do Livramento, Professora Eneci Velasques, relata que a APAE santanense possui 75 estudantes atendidos em turno inverso, pois frequentam a Escola regular. Estes dados numéricos e estatísticos revelam que há um processo de desenvolvimento e aprimoramento da inclusão nas escolas, revelando ao processo formativo de um pedagogo (a), que muito ainda precisa avançar para alcançar um nível de escola inclusiva de qualidade.

REFERÊNCIAS

CENSO ESCOLAR/INEP 2017. Total de Escolas de Educação Básica: 85. Brasil. Disponível em: Acesso em: 5 abril de 2018.

IBGE. Panorama. Rio Grande do Sul. Santana do Livramento. Disponível em: . Acesso em: 5 abril de 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISIO TEIXEIRA. Resultados e Resumos. Brasil. Disponível em: . Acesso em: 5 abril de 2018.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Educação Especial. Brasil. Disponível em: . Acesso em: 5 abril de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (251.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com