TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de uma análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro, no formato de um texto argumentativo e crítico.

Por:   •  6/9/2015  •  Dissertação  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE

Elaboração de uma análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro, no formato de um texto argumentativo e crítico.

O Brasil é o país com um numero absurdo de desigualdade no sistema educacional. Ao observar os jornais e as noticias o que nos deixa mais surpresos é quantidade de dificuldades que o país possui e que nós não damos muita importância, pois custamos acreditar que isso acontece aqui, no lugar onde moramos.

Temos muitas escolas onde os alunos se sentem motivados a estudar, lugares que foram feitos com cuidados e preocupação o que favorece para ter uma educação de qualidade, como os materiais didáticos disponíveis para os alunos, os professores são qualificados , com grandes cursos pois para trabalhar em boas escolas exige muito mais do que uma simples graduação, infelizmente isso acontece somente em escolas particulares a nossa realidade das escolas publicas é totalmente diferente.

Muitos alunos vão para a escola buscando uma boa educação, mas ao conhecerem a realidade vão perdendo a esperança pouco a pouco. Quando se tem uma escola mal construída, inacabadas, em lugares impróprios, com falta de matérias, espaço insuficiente, alimentação inadequada, onde em muitos lugares os alunos são dispensados mais cedo por falta de “merenda” e até mesmo falta de agua. Com esses empecilhos, os professores têm dificuldades para trabalhar, oferecendo o impossível para realizar seu trabalho com seus alunos.

Na existência desses problemas é quase impossível que os alunos consigam ter oportunidades de aprender. Um fato importante é que o IPEA mostra que o Brasil avançou muito nos últimos 20 anos, mas, há muito que melhorar ainda, principalmente nas desigualdades regionais.

É preciso trabalhar o preconceito, e colocar um projeto para aumentar a renda em locais rurais, pois o IPEA relata também que as crianças da zona rural tem um índice de evasão maior do que as crianças urbanas e que o acesso a tecnologia é bem mais baixo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A teoria de Pierre Bourdieu nos mostra a falta de preparo do governo que não se movem para tentar acabar ou amenizar a situação, onde uns possui tanto e outros quase nada. A situação é complicada e exige muito mais que boa vontade.

Para que serve a Desigualdade?

Penso que ela serve apenas para acabar com os sonhos daquelas que não conseguem sair de uma situação precária ou da mesmice que se vive.

Essa geração que esta chegando não deve se conformar com essas condições e devem lutar pelos seus direitos, pois nada mais justo do que de a igualdade, do que uma educação de qualidade para todos seja pobre, rico, branco, negro o direito é para todos .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.infoescola.com/biografias/pierre-bourdieu/

http://www.bourdieu.com.br/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com