TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIRNTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  27/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]                           FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ                   [pic 2]

CURSO: PEDAGOGIA 

ATIVIDADES  PRÁTICAS  SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIRNTES NÃO ESCOLARES

                         Maria Aparecida dos Santos Souza                     RA:8047772439

 Ana Cristina de Lira Moreira                                    RA:1310372250

                         Letícia Viotto                                              RA:7029544168

PROFESSOR:MARCEL ERCOLIN

JUNDIAÍ

                                                           08/ 06/2016

                  Educação não formal na Pedagogia social

    De acordo com o texto Educação não-forma na Pedagogia social  de Maria da Glória Gohn , podemos entender que na educação não-formal  se aprende em várias dimensões: com experiências das pessoas, ou seja, com o outro, sendo assim se tem aprendizagem dos direitos de cada um como cidadão, adquiri -se habilidades para   serviços, crescimento no conhecimento, capacitando assim os indivíduos  através de atividades de aprendizagem objetivas voltadas para a sociedade e com o propósito de resolver questões comuns do dia a adia, assim os mesmos  aprendem assuntos que  os ajudarão a entender o mundo e o meio em que vivem para que possam assimilar melhor o que se passa ao seu redor.

   O ensino se dá por meio da participação, que geralmente é optativa, podendo também suceder por certas circunstâncias dependendo do histórico de cada um. Se dá em espaços educativos, situados em lugares fora da escola nos quais acontecem o curso de vida dos grupos e pessoas, locais informais que geralmente há uma interação, uma troca de experiências e saberes de forma intencional na ação e no ato de aprender. Dando importância no trabalho comunitário e focando nos processos de construção de aprendizagem e saberes.                                          Os métodos utilizados partem dos princípios e culturas dos indivíduos, os conteúdos aparecem através de questões como de necessidades, dificuldades, desafios, etc.

    Diferente da educação formal, a não- formal tem outros requisitos, trabalha em grupos, não é ordenada por serie, idade, conteúdos etc. Auxilia   na edificação do ser como pessoa e na formação de identidade geral do grupo de forma política e cultural, criando assim vínculos  entre as mesmas, ajudando-as no crescimento, no bem-estar e desenvolvimento da comunidade,  tem como objetivo ajudar na identificação de interesses comuns do grupo e no desenvolvimento da cidadania  como um todo, o que procede em uma série de resultados como: conscientização de como agir e se organizar  coletivamente, na concepção de mundo, insere o indivíduo  na  sociedade dando ao mesmo um sentimento de identidade e aceitação.

   Trabalhando  assim forma a pessoa para a vida, para que ela enfrente e resolva os conflitos diversos que surgirão ao longo da sua existência, dando a ela  a satisfação, fazendo com que a mesma sinta amor, valorização por si própria e pelo outro, isto é, oferece possibilidades ao indivíduo de recusar descriminação a ele dirigidas, desperta a vontade de lutar pelos seus objetivos e anseios.

    Alguns dos atributos que a educação não-formal pode alcançar como Pedagogia social são: o aprendizado da socialização, a reciprocidade, a troca, a propiciação das pessoas a diversas culturas e etnias, onde a aprendizagem é formada pela escolha do receptor, dessa forma trabalha-se a autonomia e prepara o indivíduo  não somente para o mercado de trabalho e sim para o mundo que o cerca.

Assim sendo,  refletimos a educação não –formal como a base de uma pedagogia coletiva e eficiente.

  Já na Educação informal os educadores são os pais, colegas, igrejas, família em geral, vizinhos, o meio de comunicação em massa, etc. Os espaços educativos são definidos por princípios, nacionalidade, sexo, religião, etnia, a localidade, o bairro e  rua  onde se mora, os lugares  onde  frequenta, o local onde  nasceu, etc. A educação  é  realizada naturalmente   nas relações sociais de  acordo com os interesses, gostos e heranças trazidas de cada um.  

  Sendo assim a educação informal inclui as pessoas na sociedade de modo a crescer em pensamentos, na forma de agir, em comportamentos, expressão da linguagem, conforme os valores e crenças do meio em que convive ou que frequenta. Refere-se ao método de socialização das pessoas. É uma educação que não é sistematizada, ela trabalha as emoções e sentimentos, a aprendizagem  é  espontânea  e passada através de costumes, hábitos etc. Como  se  dá por meio do convívio com os familiares, colegas e vem de heranças, ela é um procedimento  permanente ou porque não dizer imortal, uma vez que é passada de geração em geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com