TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.484 Palavras (18 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

FRANCIELE DA SILVA RIBEIRODOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

.

[pic 3]

Paranavaí

2014

FRANCIELE DA SILVA RIBEIRODOS SANTOS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem. Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Políticas na Educação Básica. Teoria e Praticas do Currículo. Praticas Pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade. Seminário Interdisciplinar II.

Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Lisnéia Rampazzo, Raquel FrancoFerronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, Vilze Vidotti, Rosely
Montagnini, Bernadete Strang e Fabio Luiz da Silva.

Paranavaí

2014

AGRADECIMENTOS

                         Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta Caminhada.

                         Agradeço ao meu esposo Alessandro por me apoiar com os estudos e me ajudar nas tarefas diárias e com meus filhos também.

                         Meus pais, Emerson e Marcia, a quem eu rogo todas as noites a minha existência.

                         Agradeço minha tutora Sandra Mara, pela paciência e saberia de nos ensinarmos em tudo que precisamos.

                                                  Aos meus amigos de cursos que são todos unidos e os bons momentos que passamos juntos na sala de aula.

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

Paulo Freire

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................6

2.  AS MEMÓRIAS DE SUA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA............................................................................................................7

3. AS EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA......................................12

4. O QUE É EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA SEGUMDO MINHA CONCEPÇÃO....13

5. SENTIDO MAIS AMPLO O QUE É PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO....................14

6. REFERÊNCIAS..................................................................................................16


1 INTRODUÇÃO

Este Memorial apresenta, de forma discursiva, circunstanciada e numa perspectiva histórica, uma análise crítica das atividades acadêmicas que venho desenvolvendo ao longo do período de formação e na atuação profissional. São destacados os elementos constitutivos desse trajeto que foram fundamentais para a sua dinâmica e que acabaram servindo como referências para o universo de possibilidades em termos de novas perspectivas de formação e de atuação.Ele resulta de algumas reflexões sobre a educação e a alfabetização, diante das comparações de minha infância e toda a visão diante de minha prática como educadora.Falando também sobre minha experiência vivenciada na minha infância e na escola, sobre o que aprendi com os professores que fizeram a diferença em minha formação, me dando ideias quanto a passagem do ensino médio para a educação superior no curso de pedagogia.Percebi que dar aula, enfim, é muito mais que alfabetizar e se esses estudantes de hoje são o futuro de nosso país precisamos orientá-los.a buscar, compreender,assimilar e integrar a informação para poder transformá-la em conhecimento.Dar aula é ensinar e transmitir o que se sabe a quem quer saber, dividir a sabedoria 1 . E se queremos fazer de nossos alunos cidadãos críticos, vamos ser mestres, aquele que consegue ultrapassar o que aprendeu e aplicar seus conhecimentos no cotidiano do aluno, fazendo com que ele tenha interesse em aprender e coloque em prática o seu saber.

  1. AS MEMÓRIAS DE MINHA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA

       Filha mais velha, somos em cinco filhos por parte do meu pai e três por parte de minha mãe.Do lado materno, a referência era a determinação de uma

jovem que substitui o tempo de completar seus estudos de 1º Grau – 8ª série, para se dedicar a família e ao trabalho doméstico. Do lado paterno, a referência era a persistência, resistência e seriedade do jovem que consegue alcançar o nível profissionalizante do ensino com muito esforço. Ter nascido dessa união tem um significado muito especial, que não pode ser traduzido por qualquer tentativa de racionalização sobre a minha história de vida. Contudo, a simples tentativa fortalece o sentimento de que o tempo passa, as pessoas mudam, mas as experiências que vão sendo vividas ao longo da vida, desde a mais tenra idade, compõem a nossa própria essência, condicionam e provocam os nossos sonhos, são referências para as nossas perspectivas.

       Pensando nessa história de vida a sensação é de que não deixei de ser, ainda, a criança que adora brincar na rua, que transforma qualquer comprimento de cordão em uma “camadegato”, ou qualquer recipiente de metal em “pénalata”, que anda de mãos dadas com oirmão, que se aventura nos becos, escadarias e árvores, mesmo com medo de se perder, decair. Com uma infância marcada de uma alegria muito grande de conviver com pessoas de diferentes cores, idades e credos, foi possível desenvolver o gosto por sonhar , produzindo novos sentidos para a vida, indo além do que as condições concretas de existência naquela época favoreciam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (169.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com