TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL        5

3        PROPOSTA DE TRABALHO DE ENSINO        7

4        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

A literatura e as artes tem função relevante na Educação infantil e por isso foi escolhido a Temática Interdisciplinar: “As manifestações culturais e artísticas na Educação Infantil”, apesar de ser um tema bem abrangente no campo da pedagogia, entende-se que, poucos trabalham a literatura expressiva, digo, com a intenção de alfabetizar.  É fato que nesses momentos trabalharemos com crianças de 5 anos, por serem diferentes na sua aprendizagem. Apontar a relevância da literatura na Educação Infantil, é sem dúvida apontar que as maiores dificuldades encontradas pelas crianças no processo de alfabetização é por que elas não são introduzidas no mundo fascinante da literatura e da arte, seja pela dificuldade de interessa-las através de leituras de livros literários pelos adultos, músicas, contos ou pelo mundo Contemporâneo trazendo as novas mudanças tecnológicas que cada vez mais exclui o desafio de apreender.

   Assim percebe-se no contexto, que as crianças não têm bastante contato com os livros e outras obras manifestações da cultura das artes, mas,são rapidamente interessadas pelo novo o diferente, aquilo ou aquele que enche os olhos de curiosidades.  Porém, percebi que são muito criativos e adoram brincadeiras, sendo assim os livros, cantigas, contos e brincadeiras sem um tutor não tem uso específico, entretanto apreciando as gravuras e arriscando soletrar algumas palavras. Portanto acredito que vai ser significativo no aprendizado da turma porque será mediada pelo viés lúdico/pedagógico. E é nesse espaço que a criança pode se apropriar de vários conceitos, de maneira mais simples e prazerosa.

Contudo, a abordagem do tema “As artes e literatura em sala” deve ser progressiva, ou seja, trabalhada fora do ambiente escolar, com a iniciativa do pais e responsáveis na introdução de conteúdos da cultura popular para as crianças, como cantigas, contos, músicas infantis, livros e brincadeiras que ajudem no reconhecimento linguístico e fonológico da criança na identificação das letras e sons.

Trabalhar a interdisciplinaridade é trabalhar nas mais diferentes áreas do conhecimento para distinguir os pontos que os unem e que os diferenciam de cada disciplina e desse modo detectar onde se poderá estabelecer as conexões possíveis e reunir novas produções do conhecimento, pesquisas, possibilidades de trocas de experiências e interação entre as diferentes áreas do saber (Santos, 2010).

Ao conhecer o que significa interdisciplinaridade a sala de aula deixa de ser um espaço fechado restrito apenas à transmissão de conteúdos e, sim, um espaço aberto para a comunicação à troca de ideias entre professore e alunos, alunos e alunos e por que não, entre professores e professores (Santos, 2010).

O trabalho interdisciplinar no cotidiano da Educação Infantil pode ser compreendido como um tangível caminho para a promoção do diálogo e um agente promotor de interações entre alunos e docentes, além de ser um facilitador do desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Por esse motivo, o presente trabalho traz uma proposta de trabalho de ensino com uma perspectiva interdisciplinar, além de discutir a importância das diferentes áreas do conhecimento numa concepção de ensino interdisciplinar como instrumento de dinamização do processo ensino-aprendizagem.


  1. INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Básica tem como etapa inicial a Educação Infantil, onde se prioriza desenvolver diversas maneiras de ensino-aprendizagens nas dimensões afetivas, cognitivas, expressivo-motoras, linguísticas, éticas, estéticas e socioculturais, isto é, o desenvolvimento integral da criança.

Um ambiente favorável a aprendizagem permite à criança ficar mais à vontade e conectar-se de forma aceitável com o que a rodeia e a forma como ela interage com este ambiente, depende da metodologia apresentada pelo docente a ela. Sendo assim, portanto, ao docente, compete acomodar a criança em um ambiente alegre e harmônico, bem como ocasiões em que ela possa manifestar seu interesse e desenvolver seus potenciais.

Há um aspecto que muito contribui de forma significativa para a promoção do aluno, do docente e a realidade em que estes estão inseridos é a interdisciplinaridade. Dentro desta alternativa de ensino a ação metodológica de efetivação da interdisciplinaridade ocorre pelo desenvolvimento da impressionabilidade, de uma formação adequada e necessária na arte de entender e esperar, e no incremento da criação e da imaginação.

Deste modo, a formação lúdica interdisciplinar se apresenta em propostas que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade proporcionando aos docentes vivências lúdicas, conhecimentos que se utilizam da ação do pensamento e da linguagem, tendo na metodologia aplicada ao educando uma chance única de observar os diferentes níveis e aspectos do crescimento do mesmo.

Para Freire (1997) Através dos jogos na pratica interdisciplinar o professor poderá ajudar as crianças a recriarem sua visão de mundo, seu modo de agir, através de um trabalho que envolva sentimentos, capacidade de atenção, de concentração, as relações, autoestima, e, a aprendizagem. Ao se utilizar jogos competitivos e com regras e limites o professor deve visar que as crianças desenvolvam conceitos de respeito as regras, mas de maneira prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com