TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Por:   •  10/11/2016  •  Artigo  •  3.832 Palavras (16 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 16

TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL [pic 1]

Weberth dos Santos Pereira[1] 

RESUMO[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é apontado como o transtorno mais diagnosticado no público infantil e que compromete o desenvolvimento da criança se não tiver acompanhamento de especialistas. E é na escola onde se pode perceber os principais sintomas relativos à hiperatividade, desatenção e impulsividade os quais envolve o TDAH. Desse modo o professor tem papel importante no desenvolvimento de estratégias de ensino diferenciado para atender a crianças com TDAH na escola, porém muitos são os desafios encontrados na realidade educacional. A escolha do tema partiu do problema: Quais os desafios educacionais dos alunos diagnosticados com TDAH? Desse modo, objetivou-se analisar os desafios enfrentados pelo professor na prática pedagógica com alunos com TDAH no contexto educacional, identificar os principais desafios do professor com o aluno que apresenta TDAH; apontar o papel do professor com aluno diagnosticado com TDAH; destacar a importância da relação do professor X aluno com TDAH no contexto educacional; compreender as necessidades e interesses do aluno com TDAH para o seu desenvolvimento. Quanto à metodologia, o estudo do tema foi feito através de uma pesquisa bibliográfica, realizando-se pesquisas em sites relacionados ao tema, Scielo, Lilacs, Google Acadêmico por meio de material publicados online no ano de 2005 até 2014, fundamentando-se nos autores Neves (2005), Borges (2007), Barkley (2008) dentre outros. O TDAH é um transtorno que vem suscitando vários estudos na realidade, por isso, é preciso que a escola esteja preparada para receber crianças com TDAH e o professor precisa ter capacitação para identificar os sintomas iniciais para que haja o encaminhamento a especialistas, além de poder auxiliar a família a fornecer informações sobre a criança, para que haja um tratamento adequado e a aprendizagem não seja prejudicada, mas que a criança possa, mesmo com suas limitações, ter suas necessidades respeitadas e que são capazes de aprender e interagir com o outro em sala de aula.

. Palavras – chave: Transtorno. Atenção. Família. Escola. Déficit. Hiperatividade.

ABSTRACT[pic 9]

Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD) is touted as the most commonly diagnosed childhood disorder in public and that compromises the child's development if you do not follow-up experts. And it is at school where you can see the main symptoms related to hyperactivity, inattention and impulsivity which involves ADHD. Thus the teacher plays an important role in the development of differentiated teaching strategies to meet children with ADHD in school, but many are the challenges in the educational reality. The choice of subject left the problem: What are the educational challenges of students diagnosed with ADHD? Thus, the objective is to analyze the challenges faced by the teacher in pedagogical practice with students with ADHD in the educational context, to identify the main challenges of the teacher with the student who has ADHD; pointing out the role of teacher with student diagnosed with ADHD; highlight the importance of the relationship between Professor X student with ADHD in the educational context; understand the needs and interests of students with ADHD for their development. As the methodology the study of the subject will be done through a literature search, performing research on sites related to the topic, Scielo, Lilacs, Google Scholar through online materials published in 2005 by 2014, basing itself on the authors Neves (2005), Borges (2007), Barkley (2008) among others. ADHD is a disorder which has raised a number of studies actually, so it is necessary that the school is prepared to receive children with ADHD and the teacher need to have training to identify early symptoms so that there is the referral to specialists, in addition to helping the family to provide information about the child, so that there is an appropriate treatment and learning is not impaired, but that the child can, even with its limitations, have their needs met and are able to learn and interact with each other in the classroom.

Keywords: Disorder. Heads up. Family. School. Deficit. Hyperactivity.

[pic 10]

1 INTRODUÇÃO

A escola é um ambiente com múltiplas personalidades, ou seja, as pessoas que fazem parte do contexto escolar possuem suas individualidades, valores, ideias, interesses e necessidades diferentes. Além disso, muitos são os problemas que a escola enfrenta para que possa atingir seu objetivo de educar com qualidade e atendendo a essas individualidades.

O professor em seu papel de mediador de conhecimento depara-se com uma sala de aula em que os alunos apresentam dificuldades, interesses, motivações e desmotivações, peculiares a cada um, pois cada aluno tem um histórico de vida, um comportamento variado e que vem a determinar o modo como o professor precisa trabalhar em sala de aula.

Nesse contexto, quando se fala em desafios que o professor enfrenta em seu cotidiano escolar, tem-se em mente apenas a falta de condições de trabalho e alunos desmotivados para aprender. Porém, na educação da atualidade os alunos chegam à escola com suas peculiaridades em desenvolvimento social, intelectual e emocional, ou seja, apresenta algum transtorno de aprendizagem que precisa ser conhecido pelo professor para que este possa trabalhar adequadamente com esse aluno.

Assim, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que o aluno apresenta e que o professor, em seu conhecimento, não tem formação e condições de trabalhar com esse aluno, não atingindo resultados positivos na aprendizagem e ensino. Por isso, é importante saber que o TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda sua vida.

Por isso, é importante a observação do professor quando um aluno apresentar algumas das características como distração, impulsividade e hiperatividade física e/ou mental, isto quando em excesso e frequentemente na criança, devendo, pois, ser um diagnóstico de um especialista e o professor ter conhecimento disto para procurar trabalhar de acordo com as necessidades e interesses desse aluno.

2.1 Histórico da TDAH no Brasil e suas definições

A história do TDAH tratava inicialmente a criança com esse transtorno como aquela idiota e imbecil moral, isso na segunda metade do século XIX, momento também que a criança hiperativa era vista como um ser inapto e instável e isto culminava com sua exclusão social, não levando-a a um tratamento específico e não se considerava sua capacidade mental de desenvolvimento, bem como a sua necessidade interação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com