TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabalho de alfabetização e letramento

Por:   •  5/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Tabalho de alfabetização e letramento

Ao analizar a entrevista de Magda Soares ,observo que ela concientiza as professoras que estão iniciando sua carreira, para que elas nunca se desanime diante de uma sala super lotada,ao se depararem com essa situação muitas acham que não vão conseguir ,mas precisam compreender que estão diante da realidade do nosso País e precisam formar cidadãos,fazer leitores , e´de sua responsabilidade acreditar que essas crianças são capazes de aprender.

Nós precisamos acreditar compreender o agir da criança no seu processo de aprendizagem,buscando ,refletindo sempre, para tentar ajudar da melhor maneira possivél associando e trabalhando na zona de desenvolvimento proximal.

Os professores precisam saber agir no processo das crianças ,e´por isso que elas frequentam uma escola,ajudando nos seus problemas e dificuldades ,encorajando sempre e mostrando que elas tem sabedoria e capacidade de aprender,ouvindo os e motivando sempre, com o auxilio dos familiares que tambem e´muito importante e fundamental para que a criança se desenvolva melhor,ela foi muito clara quando diz que a familia e´importante para contribuir com o desenvolvimento e aprendizado da criança no recinto das avaliações.

Por isso precisamos olhar para educação com um olhar cuidadoso ao oferecer avaliações com base no curriculo estabelecido e claro, para cada etapa da educação,tambem e´preciso que o professor analiza as situações para chegar a meta com clareza e dedicação.

E´necessario zelar ,cuidar da educação dessas crianças em prol do seu desenvolvimento como professores compromissados para ensinar e alfabetizar com carinho e responsabilidade.

Diante dessa realidade que vivemos com classes super lotadas os professores tem que buscar novos métodos de aprendizagem,novas técnicas de ensino para que o aluno alcance seu objetivo, temos que fazer com que ela entenda que a lingua e´som e não significado,como uma cadeia sonora de palavras.

A professora tem que estar sempre atento em qualquer situação,pois e´dificil para criança se concientizar no processo de passar da silaba para fenomica e isso precisa muito do agir da professora.

Ela pode fazer com que a criança chegue na zona proximal,não o deixe chegar sózinha,apesar de acreditarmos na potencialidade da criança ,que nós educadores podemos facilitar esse processo ,esse caminho .

Magda Soares aborda que para criança aprender a ler e escrever e´preciso fazer relação dos sons com as letras escritas,para ela alfabetização e letramento são essenciais e estão ligados um

ao outro, e ocorre ao mesmo tempo que a criança esta aprendendo,e ambos tem o objetivo de tornar o aluno mais reflexivo e critico

Quando a professora conta uma historia a mostrando para criança,da direita para esquerda ou de cima para baixo ,a criança se torna observadora e adquire conhecimento bem mais rápido ,vai muito do interesse da professora fazer com que o aluno se torne curioso a ponto de adquirir mais conhecimento e avançar na sua aprendizagem. A educação e´um processo contínuo no seu desenvolvimento ,temos que acreditar na mudança e colaborar com ela ,lutar contra discriminação e desigualdade racial pois todos tem direito a uma educação com qualidade ,e´o nosso dever colaborar com a educação do nosso país

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com