TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela de competencias sociais

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

Competência Social

Contexto: Desenvolvimento Social

Papel do Professor

Estabelecer relações amigáveis

Toda semana as crianças

 assistirão vídeos ou desenhos da preferência de cada aluno por vez, para depois trabalharmos com o desenho em um cartaz do personagem principal do vídeo, para todos da sala pintarem e decorarem. Essa atividade incentivará o trabalho em conjunto, fazendo com que todos se conheçam melhor, promovendo um ambiente amigável e divertido.

O professor irá incentivar a relação de respeito e amizade entre todos da sala evidenciando de quem é a preferência do filme, bem como na hora de pintar o desenho, organizar e fazer com que cada aluno participe da decoração de acordo com a própria preferência do participante, e depois elogiar para os amigos.

Competência Social

Contexto: Desenvolvimento Social

Papel do Professor

Reconhecer emoções em si mesmas e nos outros empatia

Vamos recortar fotos tiradas de revistas, jornais e etc. Enfatizando situações contrárias, como por exemplo, uma criança brincando e uma criança com raiva, ou uma criança no parque, e uma criança no lixão. Essa atividade fará com que as crianças percebam situações que podem acontecer com todos e leva-los a reconhecer emoções positivas e negativas nos outros e nela mesmo.

O professor ressaltará as diferenças contando as histórias de vida e motivos pelos quais podem acontecer tais situações bem como suas consequências para ela própria e a todos ao redor, para depois leva-los a pensar numa ação positiva para ajudar o seu próximo.

Competência Social

Contexto: Desenvolvimento Social

Papel do Professor

Empreende ações positivas para atingir seus objetivos sociais

A sala será organizada com as carteiras dos alunos montadas em “U” para um debate. Teremos alguns envelopes, cada um de uma cor, e cada criança escolherá um envelope. Cada criança terá uma frase a ser completada. Por exemplo, em um envelope estará: “Quando vejo uma briga eu...“ Em outra estará: “Fico triste quando...”. O aluno completará a frase conforme seus sentimentos. Essa atividade incentivará o aluno a pensar em uma ação positiva diante de um problema e o ajudará a comunicar seus sentimentos.

O professor organizará para que cada aluno escolha um envelope, pense e explique para todos sua atitude e sentimentos. Depois o professor perguntará para a sala se alguém faria diferente ou igual ao amigo, para depois dar soluções mais positivas.

Competência Social

Contexto: Desenvolvimento Social

Papel do Professor

Nomeia emoções e

comunica sentimentos

de modo construtivo

Teremos atividades com músicas e danças de vários estilos. Essas atividades libera emoções e pensamentos, desenvolve sentimento de segurança e auto realização, ensinando o aluno a se aceitar mesmo com suas limitações, dando-lhes autoestima.

O professor sempre escolherá gêneros musicais diferentes, incentivando os alunos a dançarem individualmente e em dupla, ensinando-os a cantarem e soltarem suas emoções e sentimentos.

Competência Social

Contexto: Desenvolvimento Social

Papel do Professor

Controlar impulsos

Brincaremos com jogos como, por exemplo, o jogo das maças. Cada maça estará pendurada por um barbante. Cada aluno tentará morder a maça sem por as mãos. Essa brincadeira ensinará os alunos a se concentrar controlando seus impulsos.

O professor irá amarrar as maças de modo que fiquem penduradas e ao alcance das crianças e ajudará cada aluno a morder a maça ensinando-o e incentivando-o da melhor maneira.

Competência Social

Contexto: Desenvolvimento Social

Papel do Professor

Monitora a si mesma

Na sala de aula, estarão fixados cartazes com desenhos, mostrando aos alunos a rotina a ser seguida, os deveres a serem cumpridos, e o que não se deve fazer. Esse método trará segurança aos alunos por ser um ambiente previsível e ensinará os alunos a si monitorarem.

O professor fará com que todos os alunos cumpram todos os dias o que está anunciado nos cartazes, advertindo-os e se preciso punindo-os, para que aprendam a valorizar o dever e a boa conduta.

Competência Social

Contexto: Desenvolvimento Social

Papel do Professor

Resiste à pressão dos colegas

Vamos ter um painel ilustrando, por exemplo, uma cidade, e terá algumas figuras para os alunos colar na cidade. Cada aluno terá a sua vez, porém todos da sala poderão opinar onde preferem cada figura. Essa atividade fará com que o aluno consiga manter seus pensamentos e ideias perante opiniões diferentes, resistindo à pressão dos outros.

O professor manterá a ordem promovendo a vez de cada um, ouvindo a opinião primeiramente do aluno da vez, e depois pedir para toda a sala se expressarem. Porém o professor auxiliará e incentivará o aluno da vez a fazer conforme a sua primeira opinião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com