TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tenhora da Mucanda: Notas sobre Educação Quilombola e Tecnologias

Por:   •  11/5/2016  •  Ensaio  •  5.296 Palavras (22 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 22

Tenhora da Mucanda: Notas sobre educação quilombola e tecnologias

Cristiane de Oliveira Xavier Machado

cristianeoxm@hotmail.com

Bacharela em Serviço Social

 Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB

Ivana de Sousa do Nascimento

ivana.cor@hotmail.com

Graduada em Pedagogia com habilitação em magistério das Séries Inicias e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Formação de Professores de Petrolina/FFPP-UPE

Resumo

O presente trabalho aborda aspectos do processo de escolarização quilombola, tendo como objetivo caracterizar essa modalidade educacional bem como destacar a relação esbelecida com as tecnologias educacionais disponíveis. O trabalho é produto da participação na construção do Plano Municipal de Educação (PME) de Curaçá-Ba, município no qual há presença de comunidades remanescentes quilombolas. O ensaio apresenta um breve histórico sobre a educação quilombola no Brasil, bem como aponta para a importância das tecnologias no âmbito das práticas pedagógicas, revelando várias carências educacionais diagnosticadas pelo município em questão, dentre elas, a necessidade de avanço tecnológico para melhoria da qualidade educacional. A análise aqui empreendida é tributária da pesquisa qualitativa e tem com métodos a observação participante, a pesquisa documental e bibliográfica. Desse modo, foi possível constatar que o município não tem política educacional atuante, voltada à educação quilombola e é carente de práticas educacionais que envolvam a tecnologia a favor da Educação.

Palavras-chaves: Educação Quilombola. Tecnologias. Plano Municipal de Educação- PME.

Tenhora da Mucanda: Notes on quilombola education and technology

Abstract

This work approaches aspects of the process of quilombola education, it aims to characterize this education modality as well as to describe the established relationship with the available education technologies. The work is a result of the participation in the preparation of the Municipal Plan of Education (PME) of Curaçá - Ba, municipal district where there is presence of quilombo remainning communities. The rehearsal presents a historical brief on the quilombola education in Brazil, as well as it mentions the importance of the technologies related to pedagogic practices, revealing several educational deficiencies diagnosed in the municipal district in question, among them, the need for technological progress to improvement of the educational quality. The analysis is characterized as a qualitative research ant its methods are the participant observation and the documental and bibliographical research. Thus, it was possible to verify that the municipal district doesn't have active educational politics aimed to the quilombola education, in addition, it is deficient of educational practices that involve technology in favor of the Education.

Keywords: Quilombola education.Technologies. Municipal Plan Education

INTRODUÇÃO

        

A política de Educação brasileira possui uma história de lutas e desafios. Lutas dos trabalhadores e dos diversos movimentos sociais na busca pela garantia de um direito fundamental e o desafio de conquistar o acesso a universal e igualitário. Os marcos contemporâneos da Educação estão na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9394/96. Esses documentos estão na base para a elaboração dos Planos de Educação nas diferentes esferas de governo, bem como para a elaboração de novas leis que buscam possibilitar o acesso de forma equitativa ao direito à Educação, respeitando-se suas especificidades.

        Dentre as especificidades da Educação, aqui se destaca a Educação quilombola. Os remanescentes quilombolas são descendentes dos povos originários da África, trazidos para o novo continente por meios iníquos para satisfazer os interesses econômicos. Historicamente, os primeiros quilombolos sugiram do século XVI, como forma de resistência e luta contra as atrocidades dos colonizadores portugueses.

        A riqueza de patrimônio cultural dos remanescentes quilombolas é gigantesco. As várias etnias contrabandiadas de suas terras natais, formaram no Brasil um conjunto de saberes multicultural.

        No que tange ao aspecto da Educação, o Plano Nacional de Educação estabelece diretrizes para atender às especificidades dos povos quilombolas. Sabendo-se dessa proposta e reconhecendo-se a grandeza de informação cultural que os remanescentes quilombolas trazem consigo, o setor educacional tem o desafio de aliar a globalização de informação e o avanço tecnológico à cultura de um povo. Nesse sentido, o presente trabalho busca apresentar aspectos do processo de escolarização quilombola, destacando a relação esbelecida entre esse setor educacional e as tecnologias disponíveis à escolarização dessas comunidades.

          A análise aqui empreendida é tributária da pesquisa qualitativa e utiliza como métodos a observação participante, a pesquisa documental e bibliográfica. O trabalho parte da experiência durante o processo de construção do Plano Municipal de Educação do Município de Curaçá em abril de 2015. Durante esse processo foram realizadas diversas reuniões com membros das comunidades quilombolas, docentes e técnicos educacionais, com encontros regulares na Secretaria de Educação e miniconferência no Colégio Ivo Braga, culminando em plenária realizada na referida escola.

EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

        Conforme Kabenguele Munanga (2004), a palavra “quilombo” se refere a um tipo de instituição sociopolítico militar conhecido na África Central, principalmente na região constituída pela atual República Democrática do Congo (Zaire) e Angola (MUNANGA, 2004 apud MONTE ALTO, 2012). Os quilombos representam a resistência cultural, social e política de um povo. As comunidades foram construídas, em grande parte, distantes dos centros, em locais inóspitos, o que significou um distanciamento das políticas públicas e consequentemente contribuiu para a precarização da vida nessas comunidades que sempre retiraram da terra seu sustento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com