TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anarquismo: Ideia, Conceito e Prática

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Anarquismo: ideia, conceito e prática

Definição: Para a sociedade o anarquismo pode ter varias definições, aonde chega a opinar sobre outros conceitos como religião; economia; leis e social, nesses conceitos o anarquismo tem seu modo de ver.

Religião: é vista como uma forma de domínio (restringe a liberdade do ser humano na crença de Deus)

Economia: dito como uma nova forma de meio de produção (os anarquistas são contra ter um dono e receber apena uma parte do lucro que é produzido)

Social: no anarquismo são contra a divisão de grupos ou criação de classes, para eles todos deve ser igual nenhum submisso a outro.

Leis: Existe apenas para saciar a liberdade e colocar um sobre outro como uma hierarquia.

Para eles a palavra libertarismo era vista como uma forma de viver a liberdade e quem aceitava isso era conhecida como libertário (pessoa que escolhe esse movimento ou doutrina).

Nascimento e primeiro desenvolvimento do Anarquismo

Desde o inicio a liberdade sempre teve o desejo total pela liberdade por meio de pensadores sendo eles grandes ou pequenos sendo divididos em:

Intelectual: dizia que a liberdade poderia ser construída até alcançar o ser pleno ou ideal para todos.

Religiosidade: absorve um pouco do milenarismo aonde chegará a uma época em que todos serão iguais.

Social: é uma quebra de realidade em busca da liberdade colocando em pratica por meio de lutas ou violência.

Politico: sendo contrário ao iluminismo vai de encontro com a racionalidade

Bom selvagem: o ato de absorve o que é bom e ruim da sociedade em que vive, o lugar em que vivemos nos influencia na construção do caráter, no anarquismo todos seria iguais, pois apenas absorveria as coisas boas sem diferenças entre si.

Os enraivecidos: foi à luta pela liberdade onde tinha como justificativa a violência, que envolve você poder matar as pessoas em busca da sua liberdade, que podemos usar como outro exemplo o estado mata pela autocracia em busca de manter a o poder e ordem.

A evolução histórica do anarquismo

Foi uma época em vivam da necessidade e vontade de viver em um mundo completamente envolvido pela liberdade, onde todos alcançariam o ideal de igualdade plena vivendo em uma comunidade. Porem tiveram algumas criticas de certos movimentos sendo eles os individualistas (que defendeu o egoísmo do apenas eu, onde não tem nenhuma coletividade à luta pela liberdade e somente minha); comunista (o anarquismo só pode ser realizado dentro de uma sociedade); coletivista (tiveram o pensamento no mundo do trabalho e produção).

Objetivos, meios e táticas

O anarquista via seus pontos negativos e positivos sobre o movimento, onde os pontos negativos para eles era ter uma autoridade (no movimento isso era a fonte exclusiva dos males humanos que quebrava o sentido de liberdade para humanidade); estado (visto como um suporte para a autoridade); leis (uma expressão realizada pelo estado e a autoridade), e seus pontos positivos caracterizavam que o ser humano podia viver sem o estado nesses pontos o trabalhador podia escolher sua forma de trabalha da forma que mais lhe agrada; saberiam como viver numa sociedade sem o estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com