TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria dos campos conceituais

Por:   •  10/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UFRPE- Universidade Federal Rural de Pernambuco

CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Metodologia do Ensino de Matemática

Juliana da Silva Valença

9° período- Pesqueira

TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Pesqueira-PE

2015

Questão 1: Que características da teoria mais lhe chamou a atenção?

        Sabe-se que a teoria dos campos conceituais é resultado de muita pesquisa com estudantes que nos ajuda a entender como as crianças constroem os seus conhecimentos matemáticos. Dessa forma, segundo Vergnaud ela é fundamental para ensinar a disciplina, pois permite prever formas mais eficientes de trabalhar os conteúdos. Dentre as características destacadas no texto sobre essa teoria, podemos ressalvar que de acordo com o autor o conhecimento é fruto da maturação do indivíduo, de sua experiência e de sua aprendizagem, assim podemos considerar que o aluno se adapta do conhecimento a partir de sua interação com situações já conhecidas. O conhecimento logo se inicia a partir de características locais, no âmbito familiar e varia de acordo com o tempo, com as experiências adquiridas e com o desenvolvimento cognitivo e social do sujeito.


Questão 2: A teoria apresenta três tipos de raciocínios envolvidos nas estruturas aditivas (transformação, composição e comparação). Escolha um dos raciocínios e dê um exemplo de problema que não seja intuitivo.

        Segundo Vergnaud, o campo aditivo possui relações entre o todo e suas partes com conceitos de adição, subtração, transformação de tempo, comparação, etc. Partindo para o tipo composição, podemos dizer que esse diz respeito a alterações sucessivas do estado inicial, assim o caderno de estudo exemplifica que esse tipo de raciocínio compreende as situações que envolve (parte e todo), ou seja, juntar uma parte com outra parte para obter o todo, ou subtrair uma parte do todo para obter outra parte.

Exemplo: Ao redor da mesa de jantar estão sentados 7 meninos e 3 meninas. Quantas pessoas estão sentadas ao redor da mesa?

Parte: 7      

                       Todo?

Parte: 3


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com