TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias de Aprendizagem Pedagogia

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata a dificuldade de uma professora em uma determinada escola, onde seus alunos apresentam comportamentos agressivos, algumas portadoras de necessidades Especiais, e com isso, um desempenho abaixo do nível para a série. Diante desta situação, a professora Ana Paula, procura ajuda e encontra na internet um projeto “Terapia Assistida por Animais” ou zooterapia, ela vê neste projeto algo como coadjuvante no processo de desenvolvimento e aprendizagem da sua classe. Com o objetivo de promover a melhoria social, física e cognitiva dos seus alunos, ela estuda o projeto, organiza e aplica em sua classe.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

www.terapicomanimais.com

Objetivo

Este processo objetiva a interação de animais com crianças com necessidades especiais, problemas educacionais, dificuldades nas atividades da vida diária, ensino de valores humanos, aumento da empatia e desenvolvimento sócio emocional. Desenvolve a sensibilidade, entretêm e constrói conceitos sociais, oferecendo momentos de descobertas, objetivando assim melhoria da qualidade de vida.

Principais comentários de internautas em relação à Terapia assistida por animais:

 Fantástica a interação das crianças com os animais

 O desenvolvimento do projeto da Terapia Assistida por animais, em relação ao desenvolvimento da criança na sua fase educacional diminui a ansiedade, hiperatividade e falta de atenção.

Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais:

Benefícios:

Demonstração de empatia, compaixão e responsabilidade pelos animais, natureza e outros seres humanos, diminui o estresse, regula as emoções e ajuda crianças com deficiência física. Além disso, as atividades com animais mostram resultados promissores em motivar as crianças a completar as atividades acadêmicas, não somente de leitura, mas também, em todas as demais matérias. São comprovadas que crianças sem deficiência tem 10 vezes mais chances de interagir com uma criança com deficiência se essa tiver acompanhada de um animal.

Riscos:

Riscos, não haverá desde que o animal passe por um processo de seleção, treinamento e socialização e um controle sanitário. Os animais têm que ser vacinados e desparasitados com frequência, além de: estarem com atestados de saúde.

Dificuldades:

A dificuldade que enfrentamos é que aqui no Brasil há pouco serviço de treinamento, como por exemplo os cães. Ainda não há uma lei que garanta a permanência destes cães em locais públicos e privados. Somente os cães-guias podem permanecer. É necessário ampliar esta lei para todos os tipos de cães. Até lá, contamos com a boa vontade dos estabelecimentos, permitindo a entrada dos cães em treinamento para socialização.

Passo 2

Nome da Escola: E.M. Monteiro Lobato

Ano ou Série: 2º ano do Ensino Fundamental de 09 anos

Número de Alunos: 30 alunos

Meninos= 17

Meninas= 13

FAIXA ETÁRIA: 07 anos completos ou a completar até 08 anos de idade.

Descrição do perfil da turma: Alunos assíduos, porém com pouco aproveitamento, pois alguns apresentam dificuldades em obedecer ao comando do professor, falta de respeito com o colega, afeto e empatia. Consequência: baixa fluência na leitura e Letramento. Entre esses trinta alunos matriculados, três são de inclusão: um com transtorno espectro autista, hiperativo e o outro intelectual, o que requer uma atenção especial.

Passo 3

INTERVENÇÃO PONTUAL COM 2 ALUNOS

DESCRIÇÃO E UM PERFIL FICTÍCIO:

1° ALUNO: MIGUEL OLIVEIRA SILVA

Idade: 7 anos e 6 meses, portador de Transtorno de Espectro Autista

PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS

1- REGRAS MORAIS (princípios éticos, que visam o bem comum)

Não faz amigos, prefere ficara sozinho, em vez de acompanhado. Mostra falta de empatia, evita o contato visual. Uma criança com a visão, audição e tato extremamente sensíveis.

2- REGRAS DISCIPLINARES (definidas pela escola)

Com déficit na comunicação social e na interação social e sem habilidades linguísticas. E se contrariados ficam angustiados.

3- HÁBITOS

Tem dificuldades em aprender as atividades da vida diária, como por exemplo, tomar banho ou preparar a própria refeição.

2º ALUNO: KAIQUE SOUZA

Idade: 8 anos, é hiperativo.

1- REGRAS MORAIS

Apresenta falta de coordenação motora, alterações de memória visual, e auditiva. Possui dificuldades de completar tarefas e no relacionamento com colegas.

2- REGRAS DISCIPLINARES

É uma criança problema, desorganizado, distraído e bagunceiro, não gosta de limites, responde professores com agressão, não respeita os limites, xinga e bate nos colegas, não se concentra e atrapalha as aulas, o que prejudica seu rendimento escolar.

3- HÁBITOS

Às vezes faz sua necessidade fisiológicas na roupa, tanto em casa como na escola.

Passo 4

3º ALUNO: VÍTOR MANOEL DE OLIVEIRA

Idade: 8 anos – deficiente intelectual (síndrome de down)

1- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA DO ALUNO:

Apresenta dificuldades em construir conhecimento como os demais e de demonstrar a sua capacidade cognitiva. Tem muitas dificuldades para focalizar sua atenção sobre os elementos convenientes para a realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com