TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tg O ESPAÇO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.946 Palavras (20 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 20

INGRAÇA CIROSE ARAGÃO DA SILVA

O ESPAÇO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo científico apresentado ao Curso de pós Graduação Lato Sensu da AUPEX como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar.

Prof. Orientador:Marta Bonardi

PENHA

JUNHO 2011

FOLHA DE APROVAÇÃO

INGRAÇA CIROSE ARAGÃO DA SILVA

O ESPAÇO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo científico apresentado ao Curso de pós Graduação Lato Sensu da Aupex, como requisito parcial para obtenção do certificado de Curso de Especialista em Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar com ênfase em Pedagogia, e aprovada pelos seguintes professores:

-----------------------------------------------

 ------------------------------------------------

PENHA

JUNHO 2011

TÍTULO: O ESPAÇO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AUTOR: INGRAÇA CIROSE ARAGÃO DA SILVA

ORIENTADORA: MARTA BORNARDI

RESUMO

O ato de brincar é importante, é terapêutico, é prazeroso; e o prazer é o ponto fundamental da essência do equilíbrio humano.  Brincar é uma realidade cotidiana na vida das crianças e, para que elas brinquem, é preciso que haja um ambiente adequado e acolhedor. O substrato do brincar é que ele faça a criança avançar do ponto em que está no momento, propiciando que isto aconteça prazerosamente, e oportunize a ela que se transforme em um adulto crítico, que saiba se posicionar e que seja atuante socialmente. Desde o momento em que nascem e à medida que crescem, as crianças esforçam-se para agir e relacionar-se com o ambiente físico e social que as rodeia. É na escola que grande parte delas tem contato com o lúdico, mas a maioria dos espaços físicos da Educação Infantil ainda não são adequados para realização das brincadeiras. Além disso, muitos educadores não vinculam o brincar ao aprender, privando os alunos de vivenciarem momentos ricos de aprendizagem.  Quando o brincar alcançar um maior espaço nas atividades desenvolvidas em sala de aula ou as atividades apoiarem-se no brincar livremente, não será necessária a preocupação do professor no desenvolvimento da parte intelectiva das crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Brincar; criança; espaço.

  1. 1 INTRODUÇÃO

Brincar é algo inerente ao ser humano, tão natural que até os bebês já nascem sabendo. Na infância, ele assume papel de destaque, uma vez que permeia todas as relações da criança com o mundo.

Tão fundamentais ao ser humano como o alimento que o faz crescer são as brincadeiras. Vão muito além do divertimento. Servem como suportes para que a criança atinja níveis cada vez mais complexos no desenvolvimento sócio-emocional e cognitivo. Representando papeis, a criança constrói o próprio conhecimento e, conseqüentemente, sua própria personalidade.

A escola tem entre outras características, o fato de se apresentar como coisa séria, não permitindo espaço para o divertimento, o rigor e a disciplina são mantidos em nome dos padrões institucionais, o que torna o ambiente infantil artificial, longe dos gostos das crianças.

Atualmente o tempo das crianças é habitualmente saturado por deveres e afazeres, restando pouco tempo para atividades lúdico-criativas. Assim, diminuem as possibilidades das crianças descobrirem sua própria maneira de ser, construir sua afetividade e fazer suas próprias descobertas por meio do brincar. Nessa perda de respeito pela infância e de seus verdadeiros interesses e necessidades somos, finalmente, quase obrigados a esquecer o que desejamos e o que deveria ser prioridade para as crianças.

Em grande parte das instituições de ensino o  brincar se resume em ouvir histórias ou cantar algumas músicas. A hora do recreio e a hora da saída se tornam os únicos momentos em que as crianças desnudam da responsabilidade da escola para permitir-se brincar e ser criança.

Embora a importância do brincar esteja em evidência no dias de hoje, a maioria das instituições de ensino, principalmente a Educação Infantil não dispõem de um espaço para estimular as crianças a brincarem, sejam elas brincadeiras dirigidas ou não.  

O brinquedo educativo e o brincar devem ser vistos como imprescindíveis no aprendizado das crianças. Cada vez mais, pais e educadores devem conscientizar-se da necessidade de ajudar suas crianças no desenvolvimento de suas habilidades através de atividades lúdicas. Não é sem razão que a brincadeira representa o sólido eixo da proposta educativa de uma boa escola de Educação Infantil.

De acordo com Horn (2004, p. 28):

É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado.

Brincar favorece a auto estima, a interação com seus pares e, sobretudo, a linguagem interrogativa, propiciando situações de aprendizagem que desafiam seus conhecimentos estabelecidos, fazendo destes elementos para novos esquemas de cognição. Buscando uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil o espaço físico torna-se um elemento indispensável a ser observado.

A organização deste espaço deve ser pensada tendo como principio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com