TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tig O Que é Ser Um Professor

Resenha: Tig O Que é Ser Um Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Resenha  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

O presente estudo apresenta, como proposta básica, a abordagem da profissão do que é ser professor nos dias de hoje. O professor hoje ele é visto como um artista dentro da sala de aula, e muita das vezes ele interpreta o papel de vilão. Ao mesmo tempo ele se torna também educador, criando um vinculo com o estudante. Visto também como um instrumento de conhecimento, um mediador de ideias onde pode nos indicar o caminho de onde começar e onde devemos recomeçar. Devem ser visto também como psicólogo, para entender nos gestos de cada aluno o que eles precisam realmente para poder chegar até eles uma educação de qualidade.

. Assim a criança passa a entender a gênese da linguagem escrita. Podemos constatar que após atingir esse método cabe a criança aperfeiçoa.

Neste contexto a família tem que se mostrar presente no cotidiano, interessada no desenvolvimento do seu filho na escola. Assim a base da educação começa em casa, com o apoio e a participação dos pais na vida escolar dos filhos, ajudando a escola no sentido de obter um trabalho de classe equilibrado. Mas se a família não demonstrar interesse, e mandar seus filhos para e escola por extrema obrigação, a O professor estuda, pensa, age, desempenha. Ao destas funções, é pensado, é estudado, e é analisado. Para que o professor possa exercer uma prática profissional que preencha todos os requisitos pregados pela pedagogia e que a sociedade social exige, além dos fatores que interferem neste desempenho, tais como as reais condições de trabalho que enfrenta na escola e na sociedade em geral, há ainda as questões da sua consciência de cidadão político e social, e da sua formação teórico – pedagógica. (p.63) BALDIN, Nelma. História dentro e fora da escola. Ed. da UFSC, 1989.

Toda criança se apresenta para o professor de um jeito, umas tímidas, outras mais extrovertidas, algumas com dificuldades em aprender e outras com mais facilidades em absorver o conteúdo passado em sala. Porém se o professor ignorar as necessidades das crianças e os estímulos, nunca será capaz de compreender o seu real desenvolvimento. Assim o professor que estiver perfeitamente preparado para poder exercer a profissão saberá respeitar o aluno e a se próprio, dando atenção nas necessidades que cada um tem.

Mas o que tem acontecido é outra realidade. Pois muitos professores acabam deixando de lado aqueles alunos que tem dificuldades com a matéria e acabam priorizando aqueles que têm mais facilidades em compreender o que é passado por eles. Será que realmente o professor tem como objetivo ensinar nas escolas éticas polissêmicas e ética superior? Ou será que ele como profissional da educação está preocupado simplesmente em formar o estudante para o mercado de trabalho, ou ter do mesmo uma opinião do senso crítico na sociedade.

“Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizagem pode variar de criança para criança, isolam os “aprendizes lentos [...]” (p.175) VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins fontes, 1998.

Um dos métodos a ser explorado no aprendizado das crianças é através do lúdico, proporcionando-a uma liberdade. Gravuras, desenhos. Fazendo esse aprendiz se sentir atraído pela nova forma de aprendizagem juntando símbolo falado a símbolo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com