TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tirinha Mafalda

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 2

1) Na tirinha acima o tipo de abordagem é a tradicional é marcada pelo ensino rigoroso, diante do qual os padrões são muito respeitados e fundamenta-se em práticas educativas e sua difusão ao longo dos anos. O ensino é centrado no professor, figura indispensável para transmissão de conhecimentos, considerado como detentor do saber. O aluno (Mafalda) é apenas um receptor que executa as determinações que lhe são impostas, que não emite suas ideias, não interroga, nem dialoga com a autoridade exterior, e nesta tirinha com um pouco de ironia a criança chora dizendo que o professor contou o final usando o cognitivismo onde a criança tem curiosidade de imaginar o que iria acontecer e como seria todo aquele processo onde o professor coloca uma semente e porque colocar a terra por cima e depois vem a água e porque colocar água, o professor detentor da informação passa tudo a criança onde ele vai executar o processo e no final vai ser avaliada por uma nota ou trabalho.

Essa não seria minha postura pessoal, pois, sou adepta do método do construtivismo, onde o aluno questiona e participa das aulas. Eu ofereceria aos alunos a situação, a percepção, análise e raciocínio, porque daria a liberdade para a autodescoberta na busca do conhecimento e da aprendizagem.

2) A tecnologia no ambiente educativo é obviamente indispensável e saber utilizar as novas tecnologias como recursos pedagógicos possibilita a construção do conhecimento e favorece a aprendizagem, o que ainda é precário é como está sendo usada toda essa tecnologia, sem eficácia e sem técnica onde os professores deixam a desejar e aquilo que deveria ser um facilitador da aprendizagem, acaba complicando ou não acrescentando. Essa era digital transformou o perfil dos alunos e também dos professores, mas temos que saber usar dos equipamentos e o método a ser aplicado também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com