TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Acadêmico sobre a BNCC

Por:   •  4/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  1.120 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 A interdisciplinaridade e a Base Nacional Comum Curricular nos iniciais do Ensino Fundamental....................................................................................................5

2.1.1 Plano de trabalho docente nos anos iniciais.......................................................6

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12


  1. INTRODUÇÃO

A Base Nacional Comum Curricular traz uma proposta de trabalho interdisciplinar, este documento é de caráter normativo, ele engloba todas as fases da educação Básica. A BNCC estabelece os objetivos que se quer alcançar, por meio da definição de competências e habilidades.

O plano de aula é fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos, além disso, o plano de aula também tem a função de orientar e organizar o trabalho em sala de aula, é também um momento de aprendizagem do professor, pois o leva a praticar a pesquisa, ao estudo e a reflexão. O plano de aula tem que ser flexível para atender algumas situações imprevistas. Ao elaborar um plano de aula, o professor tem que propor aulas dinâmicas, lúdicas, que envolvam os alunos. O plano de aula requer um planejamento antecipado e completo.

Portanto, discutiremos aqui, formas de trabalhos docentes, de intervenção pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Planejar é um exercício importante, para a reflexão da própria prática.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Base Nacional Comum Curricular vem sendo muito falada, mas o que significa a Base Nacional Comum Curricular? Ela é uma referência em todo o país, englobando todas as áreas de educação básica, garantindo direitos iguais em todas as escolas.

A BNCC visa orientar as escolas sem tirar as particularidades de cada uma, não consiste em um currículo, mas num documento de base, de “ponta pé” inicial, possibilitando que as escolas criem seus currículos próprios, garantindo conteúdos, habilidades e competências, mantendo as características das mesmas.

A Base propõe novas inserções na área da educação, bem como a inserção de tecnologias no processo de ensino aprendizagem para os alunos das novas gerações.

Abaixo alguns tópicos referentes a BNCC;

  • “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais ( incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”
  • “Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.”
  • “Construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, e também, com os desafios da sociedade contemporânea. Isso supõe considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.”

Assim sendo, a BNCC visa o melhoramento e aprimoramento de todos no contexto escolar.

A interdisciplinaridade e a Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais do ensino fundamental:

A interdisciplinaridade precisa ser vista como uma busca ao conhecimento de forma integrada e comunicativa em todas as áreas do conhecimento. Sendo assim, a Base atua como componente no meio curricular, tornando-os comunicativos entre si.

 Desenvolvendo o conhecimento pedagógico e os conteúdos, envolvendo, englobando todas as áreas, podemos relacionar de maneira eficaz e que traga benefícios e resultados no ensino aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tanto quanto benefícios e resultados também terão os professores, é uma grande troca de conhecimentos que permite resultados.

Plano de trabalho docente nos anos iniciais

Para o professor desenvolver bem suas aulas, para que a aprendizagem aconteça e que o processo de avaliação seja eficaz é necessário que haja um planejamento condizente com aquilo que ele deseja trabalhar.

Podemos afirmar que o planejamento é de extrema importância para que o professor possa pensar na avaliação, promover o desenvolvimento do aluno, haja vista que, esse processo significa que todo trabalho deve ser planejado, com qualidade, de forma que o planejamento e a avaliação estejam diretamente direcionados para a construção do conhecimento do educando.

Entretanto, sabemos que é necessário o professor ter conhecimento daquilo que vai ensinar, como vai ensinar, para quem vai ensinar e buscar ações para que as metas sejam desenvolvidas, no intuito de atingir os objetivos estabelecidos. “[...] Sempre que se buscam determinados fins, relacionam-se alguns meios necessários para atingi-los. Isto de certa forma é planejamento”. (DALMÁS, 1994, P. 23).

Dessa forma, planejar é o ato de organizar ações a fim de que estas sejam bem elaboradas e aplicadas com eficiência, se possível, nos momentos relacionados da ação ou com quem se age. Por isso, para planejar bem é necessário conhecer para quem se está planejando, no caso, o professor deve conhecer a turma com que trabalha e mais, o aluno com quem trabalha. Quanto mais se conhece, melhor se planeja e se obtêm melhores resultados. Para Luckesi, (2011, p. 125), “Planejar significa traçar objetivos, e buscar meios para atingi-los”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com