TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Alfabetização e Letramento

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa1

Ano/Época Marco histórico Escolarização Alfabetização

Década de 40 –

Século XX

Intensificava a Democratização da educação A escola passou a receber uma grande quantidade de alunos, muito mais números e heterogêneo Crianças conseguem ler e escrever na 1ª série

Até os anos 80 –

Século XX

Organização por ciclo começou a ser introduzida no Brasil 1ª série correspondia à série de alfabetização O aluno só era promovido para 2ªsérie se fosse alfabetizado.

Anos 90 do século XX até inicio do século XXI

Progressão continuada, as cartilhas passaram a ser substituídas por novos materiais didáticos. 1ªsérie, etapa de alfabetização. Passa para o próximo ciclo ainda não alfabetizado.

Século XXI até os dias atuais

Surgimento do conceito de letramento Inicia no 1ºano do ensino fundamental Educação infantil

Segundo o relato do grupo todas foram alfabetizadas através da cartilha "Caminho Suave" na 1ª série. Algumas não fizeram o infantil, porque não tinha esse conceito de pré escola. Mas às que tiveram a oportunidade de fazer educação infantil,foi para a primeira série sabendo escrever o nome e reconhecendo as letras do alfabeto.Porém somente na 1ª série é que foi alfabetizada, através da cartilha.

Tivemos também a ajuda dos pais e irmãos mais velhos, que também contribuíram para o nosso processo de alfabetização. Ficamos comovidas com o relato de uma de nossas amigas, quando falou sobre as recordações ruins de seu processo de alfabetização. Ela disse que as recordações eram amargas, pois a professora fazia abuso de poder, batia com apagador e régua nos alunos que não tinha capacidade de ler e escrever, a escola era localizada dentro de uma usina de cana de açúcar.

Porém apesar do relatório da nossa amiga ser bem triste, a maior parte do grupo tiveram boas lembranças, pois contaram com educadores pacientes, amigos e profissionais.

Os primeiros anos da educação de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento de uma forma geral.

Etapa 2

Estar alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita, não é simplesmente ler algumas instruções ou somente saber escrever o nome. É ter habilidades, conhecimentos de leitura e escrita. Ao adquirir essas habilidades o desenvolvimento da escrita é compreensivo e coerente.

O adulto alfabetizado consegue ler uma revista, um jornal ou livro, escrever uma carta, ou seja; atribui significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita, é capaz de compreender vários tipos de textos, adquirir conhecimentos e entender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com