TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade

Por:   •  29/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]        

EVANDRA PEREIRA DOS SANTOS

PRÁTICAS DE ENSINO I – 2ºP

ALMENARA

2023/1

EVANDRA PEREIRA DOS SANTOS

PRÁTICAS DE ENSINO I – 2ºP

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade AlfaUnipac de Almenara EAD, como requisito parcial para obtenção do título de Pedagogo.

ALMENARA

2023/1

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa descrever as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino realizada na escola de Educação Infantil Cemei Lar da Esperança, situada na Rua José Pedro nº 133, no município de Cristália Minas Gerais.

A demanda da escola de educação Infantil é atender alunos de 3 anos e a Pré-Escola de 4 a 5 anos de idade. Seu horário de funcionamento no turno matutino é das 7: 00 as 11: 00 e vespertino das 12 às 17: 00 horas.

A Prática de Ensino é muito importante para os graduandos de Pedagogia conhecer a realidade do ensino infantil e ter a oportunidade de relacionamento entre teoria e prática, vivenciar o cotidiano da escola e enriquecer o aprendizado profissional.

Portanto, o objetivo dessa prática de ensino foi fazer uma análise da documentação vigente da educação infantil, bem como, Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar da Educação Infantil.


  1. DESENVOLVIMENTO

 A prática de ensino foi realizada nos períodos de 14 de abril de 2023 a 05 de maio de 2023, no período vespertino das 12 às 17 horas, totalizando uma carga horária de 40 horas.

A primeira documentação analisada foi o Projeto Político Pedagógico (PPP) que tem como objetivo promover condição ao estudante de acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis para a vida em sociedade integral do aluno, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social.

Visto que este documento é elaborado pela equipe pedagógica com a participação de toda a comunidade escolar, pais e alunos com base na legislação vigente em comum acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino Infantil.

Este documento exige a participação e o comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo da educação infantil, pois contém normas e orientação fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.

Por outro lado, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE) (BRASIL, 2017).

Durante o período da prática de ensino o referido documento não foi nos apresentado. Este documento é muito importante na educação infantil, pois estabelece direitos de aprendizagem como o brincar; convive; participar ativamente; explorar; expressar e conhecer-se, além de exercer o papel de conduzir o ensino garantindo a qualidade em todo território nacional.

Foi visto que o Regimento Escolar regulamenta o funcionamento da Educação Infantil, de modo a cumprir e a fazer cumprir os princípios e fins da Educação Nacional e toda a legislação correlata, vigente e superveniente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (137.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com