TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho EJA

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS para o 1º bimestre = Disciplina = Educação de Jovens e Adultos

Flavia Amaral de Souza

Qual a concepção de educação de jovens e adultos e de alfabetização fundamentam os projetos e práticas pedagógicas na localidade em que você mora? Para tanto, use como referência a Diretoria Regional de Ensino, a Secretaria de Educação, ou órgão equivalente.

O professor do EJA e formado em pedagogia é atua em sua área de formação, ele mantem um ambiente saudável e tranquilo onde o mesmo consegue passar confiança é cumprir seu proposito, de ensinar e fazer com que todos aprendam claro cada um no seu tempo e modo.

Os conteúdos são passados na lousa, onde o aluno consegue tirar as duvidas com o professor e ele auxilia quando for necessário, na sala de aula podemos encontrar todo tipo de material necessário para o aluno poder estudar.

Como acontece na educação regular, a maior dificuldade e na hora de “alfabetizar” , quando precisam aprender as letras, sons e com isso formar palavras e lê, apesar dos alunos quererem muito aprender o que torna o processo mais fácil. Mas por terem certa idade, onde o cérebro não consegue absorver as coisas com tanta facilidade também tem a parte do cansaço físico e mental que atrapalha muito o rendimento do aluno.

O professor aprecia muito dar aula para essa idade e acha muito gratificante, mas percebe que os alunos têm dificuldades para aprenderem e conseguirem assimilar o conteúdo passado.

Os alunos estão bem contente com essa nova fase da vida deles, pois finalmente vão poder se sentir alguém pertencente a essa sociedade, alguns reclamam do cansaço e do estrese do dia a dia e dizem que isso atrapalha um pouco, mas que estão fazendo o possível para tirar o melhor aproveito de tudo e conseguir chagar no seu objetivo final.

O ensino do EJA e de extrema importância, pois da esperança para as pessoas que por algum motivo não conseguiram estudar no tempo certo, mas que agora esta tendo uma segunda chance de correr atrás do tempo perdido, e que finalmente vão poder dar um rumo em sua vida almejar coisas maiores, conquistar sonhos.

Roteiro para coleta de dados

1. Nome da escola que oferece a Educação de Jovens e Adultos.

Eitel Arantes Dix Dr CAIC Emef

2. Critério utilizado pela escola para organização das turmas (idade, nível de conhecimento, estudos anteriores, etc.).

O critério escolhido foi ver a necessidade de cada um é como seria a melhor forma de atender a todos, de forma simples e satisfatória para fazer um ambiente mais agradável.

3. Forma de organização do ensino (anual, semestral, módulos, etc.).

São divididos em semestres.

4. Matriz curricular do curso (Educação de Jovens e Adultos – séries iniciais do Ensino Fundamental) –.

5. Horário das aulas.

EJA das 19h00 às 22h30min

6. O curso é integrado à Educação Profissional? Se a resposta for positiva, de que forma ocorre a integração?

7. Número de alunos atendidos por turma.

20 aluno

8. Situação econômica dos alunos (Renda Familiar).

A maioria são pessoas de nível social econômico baixa.

9. Situação profissional dos alunos: Quantos trabalham e em que?

Não deu para chegar uma conclusão definida, pois não consegui perguntar pra todos, por vários motivos, mas havia trabalhadores rurais, pedreiros e vendedores entre outros.

10. Nível de alfabetização

Devido á escola atender no EJA alunos do 1º ao 5º ano, pode haver diferentes níveis de alunos alguns que já saibam a ler outro que estão começando.

11. Evasão (Quantos e principais motivos)

Pode haver vários motivos, como falta de motivação ou pelo simples fato que trabalhar e mais importante e da resultada mais “rápidos”, em minha opinião e isso que acontece.

12. Docentes: Formação inicial e continuada, situação funcional.

13. Material didático disponibilizado – quais? .

14. Quanto ao conteúdo:

( ) não há diferença entre a EJA e o ensino regular.

(x)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com