TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final Módulo PNAE

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Final do Módulo do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) da  Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Oeste

Cursista: Elizangela Calegari

Tutora:  Sandra Maria Francisca

No Município de São Lourenço do Oeste, a gestão do PNAE é executada de forma centralizada, os gêneros alimentícios são adquiridos semestralmente, através do processo licitatório na modalidade de pregão presencial, com sistema de registro de preço. Considerando a resolução CD/FNDE nº 38, de 16.07.09, qual determina pela legislação do PNAE, que no mínimo 30% dos recursos recebidos deverão ser utilizados na aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar, sendo assim, o chamamento público é realizado anualmente e de acordo com a legislação vigente no país e atende todas as escolas da rede municipal e entidades filantrópicas com produtos regionais e in natura.

A Secretaria de Educação vem assegurando aos seus educandos o fornecimento de uma alimentação cada vez mais rica, sadia, nutritiva e de qualidade, colaborando, assim, para a sua formação social e cognitiva. Os cardápios são elaborados por nutricionista, alterados mensalmente, cujos itens utilizados e prioritários são os produtos básicos e in natura, como: arroz, feijão, pão, peixe, hortifrutigranjeiros com frequência de consumo, de três a quatro vezes por semana, carnes, ovos, leite, cereais, macarrão e outros compõe o cardápio equilibrando e fornecendo energia e nutrientes suficientes para atender as necessidades de macro e micro nutrientes, respeitando sempre os hábitos regionais, o incentivo á produção agrícola, e as necessidades específicas de cada escolar, que é determinado pela faixa etária, segundo valor de referencia é encontrado dentro do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O controle de qualidade dos alimentos oferecidos no cardápio escolar é feito de maneira permanente, descrição adequada do produto tanto obtido por meio de pregão, bem como o chamamento publico da agricultura familiar. Quinzenalmente é feito a entrega dos alimentos perecíveis, quais são avaliados pelas características organolépticas e liberados para o consumo. Os alimentos secos – não perecíveis são entregues nas cozinhas mensalmente, onde são armazenados em área própria até utilização, verificando data de validade e vida de prateleira. Todo o trabalho é coordenado para que o cardápio seja seguido rigorosamente e promova a alimentação de maneira saudável, desde o modo como é preparado, assados, cozidos ou ensopados, até a apresentação final do prato.  

Em 2010, foi introduzido o filé de tilápia na alimentação dos escolares, durante uma semana foi avaliada a forma correta de inserir o pescado no lanche dos alunos, de maneira que garanta o aproveitamento nutricional do mesmo. O teste é feito para avaliar a aceitação dos alunos em relação ao novo cardápio. Esta porcentagem foi obtida, através da aplicação de fichas que continham uma escala hedônica, facial e verbal, conforme faixa etária, onde a criança respondeu, indicando o grau de satisfação. Para o cálculo do índice de aceitabilidade, é considerada a somatória das porcentagens de respostas dadas, gostei (4) e adorei (5). Foram avaliadas as preferências de 789 escolares, onde o índice da nova preparação apresentou 92,13% de aceitação, sendo introduzido, já que o FNDE determina que feito desta maneira seja superior a 85%.

A adesão a alimentação, é superior a 90%, pois em trabalho conjunto com a equipe  da escola, não é permitido aos escolares trazerem seu próprio lanche, e o incentivo ao consumo dos alimentos que são fornecidos no local é continuo, sendo mensurado através de questionários quantitativos e qualitativos aplicados em sala de aula.

No ano de 2018 foi realizada a avaliação de todos os escolares matriculados na rede municipal, o que permitiu nortear o diagnóstico nutricional e intervir nos casos necessários. Os alunos não apresentaram outras patologias específicas, além de risco para a obesidade, e também o risco para o baixo peso. Nestes casos o atendimento clínico nutricional  individualizado é aplicado e tem extrema importância na prevenção e no tratamento das doenças crônicas degenerativas relacionadas com a alimentação. Tanto a prescrição dietética individual, quanto o cuidado nutricional como um todo, orientando cozinheiras, professores e pais, auxiliam no estabelecimento de uma conduta dietética adequada, refletindo diretamente na melhora dos hábitos alimentares, tornando-os mais saudáveis e reeducando a alimentação de maneira efetiva.

Além da qualidade dos alimentos, existe uma preocupação constante com o preparo dos mesmos. Por esta razão, as cozinheiras- manipuladores de alimentos são uniformizados adequadamente para a área de produção, ressaltando a importância destes profissionais, seguindo sempre as determinações legais quanto a Segurança Alimentar dos escolares e são periodicamente capacitados.

Os conhecimentos sobre a atuação e responsabilidades desse conselho são importantes e de extrema necessidade, o conselheiro entrevistado já atua há 8 anos, a indicação foi feita pelo Poder Executivo, a importância atribuída ao CAE, por ele ser um órgão deliberativo, fiscalizador e de assessoramento, de caráter permanente, para atuar nas questões referentes ao PNAE, acredito que contribua de uma maneira bastante significativa no sentido de colaborar para o bom andamento do PNAE e para que a execução do mesmo seja feita de acordo com a legislação vigente e também contribua no sentido de que os nossos alunos tenham uma alimentação saudável, tendo assim uma melhor qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com