TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho II semestre

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

A escola municipal professora Marlene Flores está localizada na Avenida Margarida Oliveira s/n na comunidade de Lagoa das Flores na cidade de vitória da conquista Bahia. Recebeu esse nome por volta do ano de 1988, no mandato único do prefeito Murilo Mármore, em homenagem a então secretária de educação Marlene Flores.

A escola antes conhecida como Princesa Izabel possuía somente duas salas de aula e uma pequena sala de direção. A ampliação se deu após alguns anos com a construção de mais cinco salas de aula e o crescimento da sala de direção. Com o passar de mais algum tempo veio outra reforma chegando à estrutura atual.

Atualmente a escola possui 11 salas, sendo da primeira até a sexta ocupada pelas séries do fundamental I, e da sétima até a décima primeira pelo fundamental II. Devido à falta de organização do município as séries do ensino fundamental I e II não são divididas em turnos opostos, funcionam no turno matutino e vespertino junto e no período noturno funciona a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EDJAI). As salas de aula têm um bom espaço físico com armários prateleiras com livros, carteiras de madeira em má conservação, iluminação ruim e péssima ventilação.

A estrutura da escola é ampla e muito boa, porém pode se perceber a falta de acessibilidade desde a entrada seguindo por todos os ambientes internos e externos, não possui rampas de acesso nem banheiros preparados para receberem deficientes. Possui uma boa sala de leitura que não é utilizada da forma que deveria, pois não é permitido aos alunos acesso livre aos livros ali disponibilizados, nota-se também que a escola não possui uma biblioteca. É encontrada uma sala de informática que contém 15 computadores, sendo que só funcionam sete nos dias em que o monitor do Projeto Mais Educação se disponibiliza a dar aulas, contando com a falta de internet, sendo que a escola tem os equipamentos para o acesso, mas no momento não funciona por falta de manutenção. As salas da gestão da escola são bem distribuídas, mas são pequenas: tem uma para a diretoria com uma mesa e dois armários pequenos, uma para a secretária com uma mesa, armário e um computador, e as duas salas da coordenação uma para fundamental I e outra para fundamental II com mesa, computador e impressora. Próximo se localiza a sala dos professores com uma mesa não muito grande com poucas cadeiras levando em consideração o número de professores, armários individuais, televisão, mural informativo, um bebedouro e onde se localiza o almoxarifado de materiais. Ao lado tem dois banheiros um masculino e outro feminino disponibilizado para uso da área administrativa. A escola possui dois pátios de tamanho médio um sem cobertura onde se localiza as salas de aula, a direção e os banheiros dos alunos um masculino e outro feminino com três boxes cada um e outro coberto logo na entrada onde está localizado um bebedouro coletivo e a cozinha onde também é servida a merenda, pois a escola não possui refeitório. Falta na escola uma quadra poliesportiva para as aulas de educação física, onde segundo a vice-diretora no momento dessas atividades fica muito complicado por causa do barulho que atrapalha as outras salas em aula.

A escola dispõe somente de alguns equipamentos auxiliares para aula sendo duas TVs, dois DVDs, um data show, uma caixa de som e um micro system. Não existe um espaço apropriado para uso desses equipamentos que são transportados de um lado para o outro, sendo que o uso deve ser agendado com a coordenação com antecedência.

Em comparação com escolas de nível adequado, a escola apresenta uma imagem deficitária, pois, apesar de ter um bom espaço físico ainda deixa a desejar por não possuir dependências que auxiliam no desempenho escolar.

Foi realizada uma pequena entrevista com pedagogo Miqueias Alvarez sobre o ambiente escolar, tento em vista saber um pouco sobre a opinião de um profissional da escola, e fora feitas as seguintes perguntas;

Há quanto tempo trabalha na escola e qual sua área de formação?

- Eu leciono há 14 anos e sou formado em pedagogia.

Quais são as atividades ligadas à rotina escolar que você considera mais importante?

-Na rotina escolar existem várias atividades importantes, tais como chamadas, correções de atividades de sala (grupo ou individual), correções em classe, historias, jogos, leitura, deveres de casa, etc. Apesar de essas atividades serem facilitadoras da aprendizagem, pois ajudam o aluno a organizar seu tempo e espaço, não devem se transformar em algo rígido, inflexível. Mudar a rotina, às vezes, ajuda o aluno a aprender a lidar com o novo e dinamizar a aula.

O que você gostaria que fosse diferente dentro do espaço escolar?

-No espaço escolar falta um pouco de estrutura para atender as duas realidades: “primário” e “ginásio”. Seria interessante que na escola tivesse um parquinho e um espaço para recreação só para os pequenos, uma quadra poliesportiva para as aulas de Ed. Física, por exemplo. Não temos na escola a presença de outros profissionais, tais como Psicólogos e Psicopedagogos.

Nessa entrevista realizada com o professor Miquéias, foi constatados alguns problemas que o município não procura solucionar, como a falta de recreação para os alunos de séries iniciais, já que estes aprendem muito mais quando são estimulados através de brincadeiras que contribuem para que o desenvolvimento da aprendizagem ocorra, pois é brincando que a criança desenvolve a inteligência, o raciocínio, a lógica, a afetividade, a motricidade, a socialização e a moral, além disso, escolas que oferecem um ambiente pedagógico estimulante acabam despertando na criança o prazer de ir para a escola.

A escola possui um projeto político pedagógico, porém antigo é de 2008 possuía um mais atual, mas acabou sumindo da escola. Podemos verificar nesse projeto alguns dados de identificação da escola além dos já mencionados, a diretora Rosane Dias de Oliveira, a vice-diretora Maria Luíza de Carvalho, as coordenadoras Inailce Donato Primo Menezes (fundamental I) e Maria de Fátima Lobo (fundamental II) E secretária Dalvanir de Oliveira Menezes esses dados são atuais e não os apresentados no PPP. Já as modalidades de ensino citadas são as mesmas que as atuais, a organização da escola é por ciclos: o ciclo de formação humana (I, II), educação de jovens, adultos e idosos (EDJAI), segmento I e II. Entre funcionários e professores constam 63 pessoas e o corpo discente é de 930 alunos, sendo 324 nos anos iniciais, 379

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com