TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre a A Arte Voltada em Tudo no Nosso Cotidiano Como nas Culturas

Por:   •  1/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

                     

                                 Licenciatura plena em Pedagogia

Projeto Profissional Interdisciplinar V

                                       São Paulo

                                           2016

Caracterização da área de artes

Introdução

A arte esta voltada em tudo no nosso cotidiano como nas culturas, nos  serviços, musicas, poesias, na nossa sociedade, esta abrange o conhecimento do aluno a outros conhecimentos em outras área da educação como matemática, historia,português dentre outras matérias por isso a arte é considerada tão importante quanto as outras.

O aluno que tem o conhecimento de artes ele terá uma ampla percepção de enxergar de modo mais compreensível  tudo ao seu redor.

A pessoa que não conhece artes esta limitada a conhecer a tão fundo como quem teve contato a esta área, ela tem limitação das experiências como a dimensão de sonhar, da força comunicativa e das coisas que esta ao seu redor.

A arte e a educação.

A arte esta presente desde do inicio da humanidade quando o homem das cavernas começou a desenhar para se expressar, dessa forma surgiu o ensino e a aprendizagem pois ele teve que ensinar a seus colegas o que significava o desenho e o que ele queria dizer com aquilo.

Muitas pesquisas foram desenvolvidas em vários campos das ciências humanas, que criaram informações importantes sobre o desenvolvimento das crianças. Tais reconheciam a arte da criança como manifestação espontânea e auto  expressiva.

Não podemos  esquecer  de tais orientações fizeram algumas contribuições na valorização da produção criadora das crianças o que não era aceito na educação tradicionalista.

A educação artística foi se enquadrando aos poucos como “o que importa é o processo criador da criança e não o produto que realiza” “aprender a fazer, fazendo” esses e outros conceitos foram colocados  mecanicamente nas escolas, muitas não fizeram de forma correta.

Os professores não poderiam influenciar de forma alguma pois não seria ideias das crianças e sim dos professores.

Com a concepção da criança fazer sozinha espalhou-se pelas as escolas seguindo pelo “imprescindível” conceito de criatividade, curioso fenômeno de consenso pedagógico, presença obrigatória em qualquer planejamento. O propósito era executar o desenvolvimento criador da criança.Como isso os professores poderiam acoplar artes em outras disciplinas nos planejamentos.

Muitos professores preocupam-se em saber algumas perguntas que é importante na sua atividade pedagógica “qual a função da arte na sociedade”? “como se aprende a criar, experimentar e entender artes e qual a função do professor nesse processo”? dentre outras perguntas.

A partir dessas perguntas estabeleceram um quadro de referencias conceituais fundamentando dentro do currículo escolar

Desenvolveram muitas pesquisas uma foi o modo de aprender dos artistas. Tais pesquisas trouxeram dados imprescindíveis para as propostas pedagógicas, que consideram tanto aos conceitos a serem ensinados quanto os processos de aprendizagem.

A disciplina Desenho, apresentada sob a forma de Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho pedagógico,era considerada muito mais que uma experiência em artes e sim uma aprendizagem de trabalho para sua vida toda pois sem o conhecimento uma qualificação não vamos chegar a lugar nenhum.

 As atividades de teatro e dança era somente reconhecida por que os alunos fazer apresentação fazem apresentação  nas festividade que são as datas comemorativas do mês que  os alunos das escolas faz  como por exemplo :natal e etc.... , o teatro só tem essa finalidade onde as crianças decorava os textos e os movimento cenicos com rigor.

A  arte conforme as décadas foi se passando ela foi mudado  Com o passar do tempo a arte sempre esta se atualizando conforme a tecnologia se avança principalmente os professores que como diz no texto que eles na época já tinha capacidade de dar uma boa aula para seus alunos pelo fato da que eles  estudam as novas teorias sobre o ensino de Arte divulgadas no Brasil e no exterior, as quais favorecem o rompimento com a rigidez estética, marcadamente da escola tradicional.

Nos dias de hoje a arte,musica e dança já são mais valoriza e bem mais atualizada do que na década de 30 onde os professores não tinha a internet e varia outros tipos de formas para fazer pesquisa e ter um bom rendimento escola era tradicional e hoje mudou um pouco referente a isso hoje o professor e o aluno são mais autônomos tem liberdade de expressão.

Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa”  houve um grande problema na época pela fato dos professores antigos e os recém  formandos foram pego de surpresa com essa lei mais depois foram se atualizando  mais co  o passa dos nãos foi criando uma nova lei que funciona até hoje

m 1988, com a promulgação da Constituição, iniciam-se as discussões sobre a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que seria sancionada apenas em 20 de dezembro de 1996, convictos da importância de acesso escolar dos alunos de ensino básico também à área de Arte, houve manifestações e protestos de inúmeros educadores contrários a uma das versões da referida lei, que retirava a obrigatoriedade da área.

Com a Lei n. 9.394/96, revogam-se as disposições anteriores e Arte é considerada obrigatória na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26,

Daí venha se conscientização profissional que predominou no início do movimento Arte Educação evoluiu-se para discussões que geraram concepções e novas metodologias para o ensino e a aprendizagem de arte nas escolas.isto foi muito bom para a educação artística

É com este cenário que se chegou ao final da década de 90, mobilizando novas tendências curriculares em Arte, pensando no terceiro milênio. São características desse novo marco curricular as reivindicações de identificar a área por Arte (e não mais por Educação Artística) e de incluí-la na estrutura curricular como área, com conteúdos próprios ligados à cultura artística e não apenas como atividade. a estética do cotidiano, complementando a formação artística dos alunos. Ressalta-se ainda o encaminhamento pedagógico-artístico que tem por premissa básica a integração do fazer artístico, a apreciação da de arte e sua contextualização histórica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com