TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA E À ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR

Por:   •  13/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.170 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade Anhanguera Uniderp – Polo (Americana/SP)

Pedagogia/4º Semestre

Disciplinas Norteadoras: Educação e Artes • Letramentos e Alfabetização • Literatura Infantojuvenil • Ludicidade e Educação • Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento • Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil.

       A contribuição da cultura na formação do cidadão

                                               Tutor EAD:  Priscila Barbosa Silveira

Tutor Presencial: Rosana Balarde

Acadêmicos:

Leidiane do Amaral Rodrigues /RA 2351583204

Antônia Maria de Queiroz Santos / RA 2351582504

Maio/2020

Americana


Sumário

INTRODUÇÃO        2

2 DESENVOLVIMENTO        3

2.1 Literatura infantil        3

2.2 Critérios essenciais para a escolha de textos no ensino fundamental        4

2.3 Critérios essenciais para a escolha de músicas no ensino fundamental        5

2.4 Proposta didática: 2º Ano do Fundamental        6

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

No processo educativo, a implementação de políticas inclusivas e dinamizadas têm sido um caminho importante para a constatação da pluralidade da educação no país. Nesse sentido, abordar cultura e arte nas escolas tem sido uma forma viável e prática na construção dos saberes. Isso pois, a cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar (CANDAU, 2003).

A cultura para a aprendizagem está prevista na legislação. O art. 26 da Lei 12796/2013, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 9394/96) coloca a cultura como necessária e obrigatória neste eixo social. O professor, então, assume um papel fundamental para o cumprimento dessa tarefa, isso pois, no caso de práticas artísticas e culturais, por exemplo, quando se propõe a fazer atividades nessa vertente, ele esbarra em alguns questionamentos que devem ser respondidos com antecedência, de modo a evitar que essas atividades se transformem, equivocadamente, em um instrumento de opressão e de inibição (MIRANDA et al., 2009).

Neste sentido, utilizar os elementos da cultura – música, teatro, e outros produtos culturais – pode ajudar a criança, (sujeito), a ampliar seu modo de vida, suas relações com outras crianças, visto que elas também são atraídas por manifestações da cultura (GERALDO et al, 2005).

Portanto, este trabalho tem por objetivo vislumbrar a importância da arte e cultura no cotidiano escolar, bem como relatar de que maneira os estudos associados a estes elementos impactam na vida do indivíduo. Além disso, busca destacar como a escola se transforma em um ambiente dinâmico e atrativo, e como isso pode influir no rendimento dos alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Literatura infantil

A contação de histórias é um momento importante na formação e transformação de crianças. O ouvinte, como receptor, aprimora a capacidade de imaginação, pois as histórias quando contadas despertam a curiosidade, a criatividade, ideias, escritas, dentre outras formas de expressão.

O trabalho com a literatura infantil no espaço da educação infantil deve ser algo que propicie aprendizagens, vivências e emoções e que consolide um desenvolvimento humano mais emancipatório, almejando constantemente a elaboração de conceitos científicos. Assim, há sempre a necessidade de sistematizar as ações que objetivem empregar a literatura infantil para tê-la como uma aliada no processo escolar e, mais que isso, realizar uma prática pedagógica que abranja todas as possibilidades de uso dessa literatura (SAITO, 2011).

Dentre os principais objetivos atribuídos a escola, como espaço de aprendizagem, é preparar o aluno para exercer a cidadania, buscando uma educação libertadora. Neste sentido, Coelho (1987) afirma:

a escola faz-se um local essencial e privilegiado para que essa formação do indivíduo seja bem alicerçada, sendo ele composto por espaços educativos, moralizadores, libertários e orientadores, com o intuito de esse ser em formação chegar ao pleno desenvolvimento de suas capacidades humanas, ou seja, seu autoconhecimento, bem como ter acesso às culturas presentes no ambiente que o cerca.

A literatura surge no ambiente escolar como uma fonte saudável de alimento para imaginação infantil. Segundo Cavalcanti (2009) a literatura pode ser, para a criança, um aspecto para a expansão do seu ser, ampliando o universo mágico, transreal da criança para que esta se torne um adulto mais criativo, integrado e feliz.

Assim, a literatura infantil é de suma importância no processo educacional, uma vez que, as histórias infantis têm a o papel de incentivar a leitura e o nascimento da literatura como arte, objetivando transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência, tanto no ambiente escolar como fora do mesmo.

2.2 Critérios essenciais para a escolha de textos no ensino fundamental

A leitura de obras literárias na escola tem um papel transformador. Leva o leitor a estabelecer diálogo com diferentes tipos de livro, contribuindo para que ele se posicione criticamente face à realidade (TENANI & PARANHOS, 2011). Assim, a escolha de textos deve atender alguns padrões observados em sala de aula.

Primeiramente se faz importante considerar o leitor.  Para tanto, deve-se conhecer bem os alunos da escola e suas características, a fim de ter claros os objetivos para o trabalho com os livros, considerando sempre o momento das atividades desenvolvidas. As obras devem ser adequadas aos leitores, ao que eles já conhecem ou não, e atender às necessidades didáticas e pedagógicas discutidas durante as reuniões de equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (217.1 Kb)   docx (332.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com